São Paulo, sexta-feira, 19 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alta na taxa de juro é momentânea, diz BC

MILTON GAMEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Francisco Lopes, disse ontem à noite que o enxugamento de liquidez promovido pelo BC no overnight não altera em nada a trajetória descendente da taxa de juros.
"Foi um ajuste momentâneo de liquidez, normal no dia-a-dia do BC. A trajetória dos juros não muda", afirmou Lopes, que está interinamente ocupando a diretoria de Política Monetária do BC durante as férias de Alkimar Moura.
Na operação, que retirou à tarde cerca de R$ 3 bilhões da economia, os juros subiram para 3,58%. Segundo Lopes, esse patamar está dentro da banda informal de flutuação dos juros que "tanto o BC quanto mercado sabem qual é".
Ele nega que tenha havido um "estouro" na base monetária (papel-moeda em poder do público e reservas bancárias) em dezembro. A expansão foi compatível com a sazonalidade do mês, quando o público precisa de mais dinheiro em espécie, afirmou o diretor.
Em janeiro, deve haver a contração do volume do dinheiro em circulação, segundo avalia Lopes.
Lopes falou à Folha durante a cerimônia de posse da Bovespa, Alfredo Rizkallah, no Clube Paulistano.
Estavam presentes cerca de 700 executivos do mercado financeiro, além dos ministros Pedro Malan (Fazenda), Luiz Carlos Bresser Pereira (Administração e Reforma do Estado), o presidente do BC, Gustavo Loyola, o prefeito Paulo Maluf (PPB) e o governador Mário Covas (PSDB).
Em seu discurso, Malan ressaltou o papel "fundamental" das bolsas no futuro crescimento sustentado da economia brasileira. Malan espera que 1996 marque o início do ingresso de pequenas e médias empresas nas bolsas.

LEIA MAIS
sobre juros à pág. 2-4

Texto Anterior: Molins firma acordo inédito com empregados
Próximo Texto: BC faz leilão e aumenta a taxa de juros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.