São Paulo, sexta-feira, 19 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRETAS E BRANCAS

DA REPORTAGEM LOCAL

Um caso de seleção natural foi visto no Reino Unido perto de 1850. Só em 1957 cientistas avaliaram o que havia acontecido.
Antes de existirem fábricas que poluíam o ambiente, havia dois tipos de mariposas que habitavam florestas britânicas: brancas e escuras. Elas eram o "prato" preferido de muitas aves.
As árvores onde pousavam eram recobertas por um tipo de "limo" esbranquiçado. As mariposas brancas se davam muito bem, pois, ao pousarem, ficavam disfarçadas. Já as pretas eram vistas de longe pelos pássaros, que logo as comiam. As brancas eram maioria até então.
Com a construção de fábricas, os troncos das árvores ficaram recobertos de fuligem escura. Azar para as mariposas brancas que passaram a ser vistas pelas aves. As pretas viraram maioria e as brancas praticamente sumiram. Uma mudança no ambiente selecionou as mariposas. Foi a primeira prova da seleção natural.

Texto Anterior: NATUREZA SELECIONA OS SERES VIVOS MAIS APTOS
Próximo Texto: DO OVO À ASA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.