São Paulo, sexta-feira, 19 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

White Zombie diz que heavy metal acabou

MARCEL PLASSE
ESPECIAL PARA A FOLHA

White Zombie promete um show "superpsicodélico" para domingo, no festival Hollywood Rock.
O representante mais pesado do festival trocou o heavy metal tradicional por um som mais pulsante em seu novo álbum, "Astro-Creep: 2000, Songs of Love, Destruction and Other Synthetic Delusions of the Electric Head".
As guitarras permanecem pesadas, assim como as referências típicas ao demônio do metal, mas, com o uso de programação eletrônica, o show pode até ter momentos dançantes.
O guitarrista J. falou com a Folha por telefone, de Los Angeles, antes de o grupo embarcar para São Paulo.
*
Folha - Com o primeiro álbum, White Zombie ganhou um público metaleiro. Mas, no segundo, quem aplaudiu foram os fãs do rock alternativo. Com que público você se sente melhor?
J. - Dá para acreditar nessa mudança? É meio estranho, porque na América não existe mais ninguém que seja o típico representante da velha escola do heavy metal. Ninguém mais se diz heavy metal. Os moleques que costumavam ir só nos shows do Slayer agora vão tanto ver Pantera quanto Nine Inch Nails e, provavelmente, algum grupo de punk rock também.
Folha - O heavy metal está morto?
J. - Não sei se está morto, mas está, com certeza, mudando. Você tem uma série de bandas que estão seguindo novas direções. No fundo, a música continua a ser metal. Na verdade, não sei se você pode chamar Fear Factory e bandas do gênero, que estão experimentando com eletrônica, de metal, mas eu ainda penso no som que elas fazem como sendo metal.
Folha - Como vocês lidam com as referências demoníacas? É diversão ou coisa séria?
J. - Não é uma piada, nem é totalmente sério, como as bandas finlandesas de death metal, que matam e realizam rituais de magia negra. É algo no meio termo.
Folha - Você conhece uma banda brasileira chamada Gangrena Gasosa?
J. - É a banda de macumba metal? Outro dia, alguém estava falando deles. É uma das coisas que eu quero checar quando estiver no Rio.
Folha - O que você pensa de Jimmy Page, que também toca no Hollywood Rock?
J. - Tem alguém que não gosta dele? Com certeza, vou vê-lo.

Show: White Zombie (no Hollywood Rock)
Quando: domingo, às 21h
Onde: estádio do Pacaembu
Ingresso: entre R$ 25 e R$ 60

Texto Anterior: CDs piratas antecipam os shows do festival
Próximo Texto: Kirk Douglas recebe Oscar honorário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.