São Paulo, sexta-feira, 19 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça francesa proíbe venda do livro do médico de Mitterrand

VINICIUS TORRES FREIRE
DE PARIS

A Justiça francesa proibiu liminarmente a venda do livro "O Grande Segredo", de Claude Gubler, médico pessoal de François Mitterrand. O presidente francês morreu na semana passada, de câncer na próstata e nos ossos.
No livro, Gubler conta que Mitterrand escondeu a doença do público durante 11 anos de seu mandato (1981-95) e avalia que o presidente era incapaz de exercer suas funções desde o final de 1994.
A juíza Jacqueline Cochard considerou que o livro representa uma violação da vida privada e do segredo médico. Gubler decide hoje se recorre da decisão.
Quarta-feira que vem a Justiça decide definitivamente sobre o destino do livro. A primeira edição, de 40 mil exemplares, foi toda vendida anteontem.
Gubler foi ouvido pela polícia ontem. A promotoria de Paris estuda um processo contra ele, por violação do segredo médico, crime previsto no código penal.
A pena máxima é de um ano de prisão e R$ 20 mil de multa. A Ordem dos Médicos da França vai processar Gubler.
O homeopata belga Philippe de Kuyper, um dos médicos que passou a tratar de Mitterrand após a dispensa de Gubler, em 1994, disse que o presidente foi "destruído por quimioterapia desastrosa".
A quimioterapia teria sido receitada por um médico americano de origem brasileira, de Detroit (EUA), identificado por Gubler e Kuyper apenas como Pontes.
"Isto é não é possível. Um pouco de decência, por favor", disse a viúva, Danielle Mitterrand.

Texto Anterior: Kwasniewski admite eleições antecipadas; Tucumán obriga trabalhadores a migrar; Traficante Abrego deve se dizer inocente; Doença tira Reagan da sua festa de 85 anos; Tanzânia recebe 10 mil refugiados ruandeses; Pane atrasa traslado de soldados brasileiros
Próximo Texto: Califórnia autoriza escolas a usar castigo físico contra seus alunos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.