São Paulo, sábado, 20 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre o professor João Lafetá

DA REDAÇÃO

Morreu ontem às 22h, no Hospital Universitário da USP (Universidade de São Paulo), o crítico e professor de teoria literária da Faculdade de Letras da USP, João Luiz Machado Lafetá.
Nascido em 1946, em Montes Claros (MG), ele era especialista na obra do escritor modernista Mário de Andrade e considerado um dos mais importantes estudiosos da literatura brasileira.
Sua tese de mestrado foi sobre o tema "1930 - A Crítica e o Modernismo" e foi lançada pela editora Duas Cidades em 1974.
Em 86, saiu pela Martins Fontes sua tese de doutoramento "Figuração da Intimidade - Imagens da Poesia de Mário de Andrade".
Lafetá soube há cerca de um ano que tinha câncer no pulmão, que causou metástase na coluna.
Dedicava-se atualmente ao estudo da obra de Graciliano Ramos e tinha como tema de estudo as relações entre literatura e psicanálise.
João Lafetá pertenceu à última geração que foi orientada -no mestrado e no doutorado- pelo professor aposentado Antonio Candido de Mello e Souza.
O velório será no salão nobre da Faculdade de Filosofia da USP, na manha de hoje. À tarde o corpo deverá seguir para Montes Claros.

Texto Anterior: Pedreiro morre ao ser atingido por bala perdida na Casa Verde
Próximo Texto: Erro em lei de esterilização não causará 'caça às bruxas'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.