São Paulo, segunda-feira, 22 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC discute na Índia cooperação nuclear

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA; DO ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Presidente embarca hoje, às 9h, com escala na Espanha, e nega que vá fazer com país um acordo nuclear
O presidente Fernando Henrique Cardoso parte hoje, às 9h, para sua 16ª viagem ao exterior. Ele faz visita de sete dias à Índia, com escala de ida e volta em Barcelona, na Espanha (veja roteiro nesta página). O trajeto prevê ainda uma escala técnica em Recife (PE). FHC deve discutir com autoridades indianas acordo de cooperação nas áreas de energia nuclear, biotecnologia e informática.
Perguntado no sábado à noite pela Folha se o Brasil firmaria um acordo nuclear com a Índia, FHC respondeu: "Não houve acordo nuclear nenhum. Não há nada disso. Negativo. Nosso acordo é de bases puramente científicas, nada nuclear. Você deve estar se referindo à questão do tório, com fins absolutamente controláveis. Eu sou contra a utilização de qualquer coisa nuclear. Eu sou contra isso".
Tório é um mineral radiotivo do qual o Brasil possui a maior reserva estratégica do mundo.
No Terceiro Mundo, a Índia é o país de mais larga tradição na pesquisa da energia nuclear.
Embora negue em todos os fóruns internacionais, sabe-se que o país detém a tecnologia da bomba nuclear. Daí o cuidado do presidente Fernando Henrique em insistir que a cooperação técnica entre os dois países tem finalidade puramente científica.
O Ministério das Relações Exteriores afirmou que os dois países não se dispuseram a firmar um acordo na área nuclear, o que possivelmente seria criticado pelo governo dos Estados Unidos.
O ministro da Ciência e Tecnologia, José Israel Vargas, começou a negociar há seis meses com o governo indiano acordos de cooperação científica, que serão assinados agora durante a viagem de FHC ao país.
A viagem
FHC chega a Nova Déli na quarta-feira e será recebido pelo primeiro-ministro indiano, Narasimha Rao, no Rashtrapati Bhavan, o palácio presidencial, às 10h.
Segundo o Itamaraty, a visita tem como objetivo estreitar as relações entre os dois países. É a primeira vez que um presidente brasileiro visita a Índia. Ele retorna no dia 28, próximo domingo.
A comitiva presidencial chega a Barcelona na madrugada de amanhã. FHC será recebido pelo presidente da Catalunha, Jordi Pujol, em almoço oferecido na sede do governo. A passagem pela Espanha inclui uma visita ao Museu Nacional de Arte Românica.
Fernando Henrique foi convidado pelo presidente indiano, Sankar Dayal Sharma, para participar, como autoridade estrangeira, das comemorações da Data Nacional da Índia, dia 26 de Janeiro.
Ele também fará contatos com representantes comerciais e intelectuais indianos.
A comitiva oficial que acompanha FHC é integrada pelos ministros Luiz Felipe Lampreia (Relações Exteriores), José Eduardo de Andrade Vieira (Agricultura) e Israel Vargas (Ciência e Tecnologia), além do senador Geraldo Melo (PSDB-RN) e do deputado Henrique Alves (PMDB-RN).
O chefe da Casa Militar da Presidência da República, general Alberto Cardoso, e o secretário de Assuntos Estratégicos, Ronaldo Sardenberg, também estão na comitiva presidencial, junto com o embaixador brasileiro na Índia, Luiz Macedo Guimarães.

Colaborou enviado especial ao Rio

Texto Anterior: O Brasil no mundo
Próximo Texto: Motta não vai disputar presidência do PSDB por determinação de FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.