São Paulo, segunda-feira, 22 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Torcedores põem paixão pelos clubes na Internet

ANDRÉ FONTENELLE; HUMBERTO SACCOMANDI; VALMIR STORTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Torcedores no Brasil e no exterior estão compensando a incompetência e falta de imaginação dos dirigentes do futebol brasileiro e já colocaram os clubes do país na Internet, a rede que une computadores do mundo inteiro.
As demais páginas são fruto do esforço de um tipo de torcedor particular, aquele com conhecimentos suficientes para criar documentos na Internet.
Entre os clubes paulistas, apenas Palmeiras, Corinthians e São Paulo têm suas páginas. A do Santos está sendo construída. A Portuguesa ainda não encontrou seus torcedores na rede.
Essas páginas podem ser acessadas de qualquer lugar do planeta, desde que o usuário do computador tenha como se ligar à Internet.
É uma forma de divulgar o futebol brasileiro no mundo. Por isso, algumas das páginas são bilíngües.
As páginas contêm normalmente informações sobre a história dos clubes, os fatos recentes, os seus maiores craques e os títulos.
Algumas trazem ainda imagens, animações e som (hino do time, vinheta sonora de rádios etc).
A mais sofisticada de todas é a do Flamengo, criada por uma empresa de informática sob licença do clube.
É a que mais aproveita os recursos de interatividade da Internet, isto é, a possibilidade de se comunicar com os usuários.
A página "Fl@net" faz pesquisas com os torcedores, que concorrem a uma camisa autografada pelo jogador Mancuso. O clube responde ainda o e-mail (cartas por computador) recebido.
Há entrevistas com os personagens do clube e informações atualizadas quase que diariamente.
A página mais simples, por outro lado, é a do Remo, do Pará (http://www.supridad.com.br/ ~mauro/remo.html), do Pará.
Traz somente três páginas de texto, sem fotos e ligações para outros endereços. 428 pessoas já haviam acessado a página, até o final da semana passada.
A do América-RJ é das mais "orgulhosas". Traz a lista de clubes cujos nomes lhe prestam homenagem, em São Paulo, Ceará, Amazonas e outros estados; e outra lista, de torcedores ilustres, como Villa-Lobos, Noel Rosa, o general Golbery do Couto e Silva e Lamartine Babo.
Uma das páginas do Grêmio, por sua vez, traz lembranças originais. É possível ouvir o hino do clube e ver imagens de ingressos de partidas importantes -como da vitória por 5 a 0 sobre o Palmeiras na Taça Libertadores de 95.
A do Palmeiras, que já teve mais de 2.300 visitantes, inclui foto da camisa do então Palestra Itália. É uma das mais detalhadas em informações históricas.
Em Santa Catarina, Figueirense e Criciúma também já têm suas páginas criadas por torcedores.
(André Fontenelle, Humberto Saccomandi e Valmir Storti)

Texto Anterior: Telesp bate o Náutico e segue na liderança da Superliga masculina
Próximo Texto: Acesso exige 3 elementos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.