São Paulo, segunda-feira, 22 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AS FORMIGAS LAVA-PÉ SÃO PERIGOAS?

BILL PITZER; EARLE HOLLAND

Estes pequenos insetos chegaram aos Estados UNidos pela primeira vez na década de 30, a bordo de navios cargueiros que transportavam produtos da América do Sul. Atualmente elas se reproduzem tanto no sudeste dos EUA como em boa parte da costa atlântica, como o fazem em seu hábitat original.
Lamentavelmente, as formigas rojinegras estão avançando para um meio ambiente mais povoado. Esse tipo de inseto mostra uma conduta muito agressiva quando é perturbado. As colônias de formigas rojinegras habitam campos marcados por montículos de até 30 cm de altura, somando várias centenas por hectare.
Como a maioria das demais pragas de insetos, as formigas rojinegras não procuram intencionalmente suas vítimas humanas. Entretanto, pelo menos 50 pessoas morreram nos Estados Unidos após sofrer graves reações às picadas das formigas rojinegras, mais frequentemente depois de pisar acidentalmente no montículo onde habitam. As formigas agarram a pela da vítima com suas duas pinças frontais e logo injetam veneno através de um ferrão situado no extremo de seu abdômen.
Alguns inseticidas matam esse tipo de formiga. Cientistas acreditam que uma mosca parasita permitirá controlar essa praga. A mosca deposita ovos na formiga e as larvas deslizam até a cabeça da formiga, matando-a.

By BILL PITZER and EARLE HOLLAND

Texto Anterior: Fome junta o desejo de comer e a resposta de saciedade
Próximo Texto: loiro is beautiful
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.