São Paulo, segunda-feira, 22 de janeiro de 1996
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Preço é definido caso a caso

DA SUCURSAL DO RIO

Leonardo Netto, empresário de Marisa Monte e de Rita Lee, compara a cotação dos artistas no mercado com a da bolsa de valores. "Os papéis têm um valor conhecido, mas durante o pregão estes valores oscilam."
Para estabelecer o cachê para shows, além da posição do artista no mercado de discos, são levados em conta fatores como data, local, público estimado, venda de ingressos e patrocínio.
Segundo Débora Cohen, da Saudades do Brasil, que trouxe Betty Carter para o Brasil no ano passado, é de praxe que em datas festivas, como Natal, Carnaval e réveillon, os cachês sofram um acréscimo de 100%.
Uma situação que também aumenta o cachê de um artista é ser contratado para cantar em convenções de empresas.
"Os artistas não têm muita vontade de fazer este tipo de show. O preço os anima um pouco mais", disse.
Na opinião de empresários do setor, as turnês internacionais não são financeiramente rentáveis para artistas brasileiros e mesmo estrangeiros.
Empresários estimam que os cachês de astros da MPB, como Caetano e Gil, dificilmente chegariam a R$ 20 mil no mercado internacional.

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