São Paulo, segunda-feira, 22 de janeiro de 1996 |
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Programas GIS riscam alfinetes do mapa
HEINAR MARACY
Nos últimos anos, os programas de GIS (Sistema de Informação Geográfica) evoluíram bastante, baixaram de preço e hoje são considerados fundamentais para áreas de vendas, marketing e logística de empresas de diversos setores. Um programa de GIS é um mapa de uma cidade, região ou país dentro do computador, com atribuições de banco de dados. O usuário pode entrar com dados sobre uma determinada região -valores como nível sócio-econômico da população, escolaridade ou características geográficas- e visualizar esses dados no mapa. Com base nas análises dos mapas, empresas podem tomar decisões sobre a distribuição de seus produtos, a organização de locais de promoção, os pontos-de-venda ou a instalação de novas unidades. Institutos de pesquisa utilizam esse tipo de software para visualizar geograficamente suas estatísticas. Partidos políticos podem usar o GIS para determinar áreas de influência e basear suas campanhas eleitorais. No Brasil, há pelo menos dois programas de GIS. O "MapInfo" é distribuído pela Flair. Sua vantagem é possuir mapas de capitais brasileiras digitalizados, que chegam à precisão de numerar cada quadra de cada rua. Entre os usuários estão empresas como Pirelli, Banco Sudameris e Itautec. Seu preço é R$ 2.200, em versões para PC, Macintosh e Unix. Os mapas variam de preço. O de São Paulo custa R$ 3.200. O uso desse tipo de programa transformou um trabalho que demorava semanas em tarefa de poucas horas, segundo consultor de um grande banco que preferiu não se identificar e que utiliza o "MapInfo" para fazer planejamento de novas agências. O programa permite cruzamento de dados como localização precisa dos concorrentes da empresa, zona de influência e nível econômico da população de determinada região da cidade. Outro programa que atua nessa área é o "Aplagis", vendido no Brasil pela CI-Consultoria e Informática. Segundo o diretor da CI, Luiz Carlos Gomes, a principal diferença em relação ao "MapInfo" é estar mais centrado na parte de banco de dados do que na visualização gráfica. Entre seus principais clientes estão o IBGE, a White Martins e prefeituras do país. ONDE SABER MAIS FLAIR: tel. (011) 573-5877; CI-CONSULTORIA: tel. (021) 262-9459 Próximo Texto: Estabilizador relata problemas na rede elétrica; EcoBrasil ganha página na Internet; Franquia comercializa serviços de automação; Toolbox faz promoções com micros multimídia; União Digital traz sistema para armazenar dados Índice |
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