São Paulo, sexta-feira, 26 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Boa Baía' vira 'Bollywood'

GILBERTO DIMENSTEIN
DO ENVIADO ESPECIAL A BOMBAIM

Chamada de "Boa Baía" pelos colonizadores portugueses, virou "Bombaim" na boca dos indianos, "Bombay" aos ingleses e, agora, tem um apelido: "Bollywood". Nenhuma cidade do mundo tem tamanha produção cinematográfica, uma espécie de Hollywood da Ásia.
Com 13 milhões de habitantes e a maior favela do planeta (1 milhão de habitantes), Bombaim (chamada, agora, de Mumbaim pelos nacionalistas) é o melhor espelho da transformação da Índia, abrindo-se ao exterior.
Capital financeira e econômica, Bombaim passou a ser procurada por executivos e multinacionais, de olho num mercado com uma classe média de 150 milhões de pessoas, crescendo 5% ao ano.
Os aluguéis explodiram -os preços superaram os de Manhattan- e os costumes mudam rapidamente. Na ex-capital e hoje sede da indústria do entretenimento, cartazes mostram homens beijando mulheres na boca, o que aqui é sinal de ousadia. Pelas ruas, jovens usam jeans e tênis.
Um sinal da mistura de povos da cidade: o sistema educacional oferece dez línguas, incluindo o inglês. A população fala palavras como "banco", resquícios da colonização portuguesa, iniciada em 1534.
(GD)

Texto Anterior: EUA negam preocupação com acordo nuclear
Próximo Texto: Presidente libera ministros para eleição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.