São Paulo, sexta-feira, 26 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Técnicos e jogadores elogiam nova fórmula

MÁRIO MOREIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A fórmula de disputa do Paulista-96 agradou à maioria dos técnicos e jogadores.
Pelo regulamento, todos os times se enfrentam em dois turnos. O campeão e o vice de cada turno passam a um quadrangular decisivo, onde os clubes voltam a se enfrentar mais duas vezes, e quem fizer mais pontos é campeão.
A decisão num quadrangular foi usada também em 1927, quando o Palmeiras (então Palestra Itália) superou Santos, Corinthians e Guarani e foi campeão.
Agora, porém, se a mesma equipe ganhar os dois turnos, leva o título, sem necessidade do quadrangular.
Se um time vencer um turno e ficar em segundo no outro, leva dois pontos extras para o quadrangular e abre vaga para mais uma equipe (a de melhor campanha no campeonato, excluídas as três já classificadas).
Para o goleiro Velloso, do Palmeiras, a fórmula dá boas chances a todos os times. "Não haverá dúvida sobre o mérito do campeão."
Seu companheiro Rivaldo também gostou, mas estranhou a fase final: "Sempre é bom ter uma decisão de dois times. Num quadrangular, se uma equipe dispara, fica sem graça".
"A fórmula é melhor que a de 95", acha o técnico são-paulino, Telê Santana. "Pelo menos não há o risco de um time do Grupo A-2 ser campeão", afirma, referindo-se ao regulamento do ano passado, que permitiu ao Mogi Mirim subir de divisão durante a competição e quase chegar à final.
Para Eduardo Amorim, treinador corintiano, a fórmula atual obrigará os times a se concentrarem mais durante toda a competição do que em 95.
"No ano passado, havia oito vagas na segunda fase. Agora, são só duas vagas em cada turno, o que dificulta para todo mundo."
O meia defensivo Zé Elias, também do Corinthians, vê uma vantagem para sua equipe.
"Podemos priorizar a Taça Libertadores durante o primeiro turno e, no segundo, nos recuperarmos no Paulista."
(MMo)

Texto Anterior: Série A-1 tem dois 'novatos'
Próximo Texto: Torneio pode ter 4 campeões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.