São Paulo, sexta-feira, 26 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índia propõe acordo para eliminação de armas atômicas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Índia propôs ontem que o tratado para por fim aos testes nucleares subterrâneos, discutido em Genebra, seja seguido de um acordo para a eliminação de todo o arsenal nuclear mundial.
A embaixadora do país na sede da ONU em Genebra, Arundhati Ghose, disse que, sem o desarmamento, o tratado será apenas uma "medida de proteção ambiental".
Ela propôs que as negociações estabeleçam um prazo definido para o desarmamento e pediu também o fim das simulações de testes em laboratório.
Os 38 países que fazem parte da Conferência de Desarmamento da ONU estão reunidos em Genebra para tentar chegar a um acordo sobre o fim dos testes nucleares e assinar um acordo em setembro.
China e Rússia são os dois únicos países detentores de arsenais nucleares que ainda não assumiram o compromisso de pôr fim aos testes nucleares.
Os outros países que têm armas nucleares são EUA, Reino Unido e França.
Todos eles têm resistido à proposta de vinculação entre o acordo discutido em Genebra e conversações sobre desarmamento nuclear total.

Texto Anterior: Dono da Lada é o novo "privatizador" russo
Próximo Texto: Bomba mata 3 soldados da Otan em Sarajevo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.