São Paulo, sábado, 27 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Telê muda estilo e quer time operário no Paulista

ARNALDO RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Sem estrelas e sem o favoritismo que acompanhou o clube nos últimos anos, o São Paulo estréia no Campeonato Paulista hoje, às 16h, contra o Rio Branco, em Americana.
O técnico Telê Santana, que conquistou dez títulos em cinco anos de clube, mas não ganhou nada em 1995, informa que o São Paulo vai mudar seu estilo de jogo "para voltar a ser vencedor".
Sai o "futebol espetáculo" e entra o "futebol operário", no qual os jogadores devem se movimentar pelo campo todo e mostrar muito espírito de luta.
"O futebol não pode ser apenas bonito, tem que ser também eficiente. No ano passado, não jogamos futebol, nem de uma forma e nem de outra", afirmou o técnico.
Telê decidiu privilegiar "o conjunto, em detrimento da individualidade". "O futebol não vive mais de grandes nomes", justificou.
O símbolo do "novo São Paulo" é o meia Sandoval (leia texto ao lado), atleta mais elogiado por Telê nos treinamentos da semana.
Os jogadores estão motivados pelo fato do time não ser considerado uma das principais forças do campeonato.
"Estamos correndo por fora, como dizem. Mas isso só nos enche de brios", disse o meia Edmílson. "Sem favoritismo, dá para trabalhar com mais tranquilidade", disse o goleiro Zetti.
Capitão do time e único remanescente da equipe que conquistou o bicampeonato mundial interclubes (92 e 93), Zetti tem a missão de liderar o grupo fora de campo.
"Meu objetivo é unir o pessoal e proporcionar um bom ambiente. Não temos ainda grandes ídolos, mas poderemos ter ao final do campeonato", disse o goleiro, que promoveu um almoço entre os jogadores na última quarta-feira.
A "mudança de ambiente" foi uma das exigências de Telê.
"No ano passado, alguns atletas estavam insatisfeitos e não havia clima saudável no clube", disse.
"Aqui, se pensava muito individualmente. Agora, todo mundo sabe que tem que fazer a sua parte e a do companheiro também", afirmou Edmílson.
Segundo o volante Donizete, a equipe está "mais empolgada e o ambiente melhorou muito".
"Isso reflete dentro de campo. O time está mais solto e rápido, chegando com força ao ataque."
O São Paulo continua procurando reduzir seu elenco.
O clube acertou os empréstimos do lateral Cláudio ao Santos e do zagueiro Sérgio e do atacante Mauricinho ao XV de Piracicaba.
Os laterais Pavão e Lino, devem ir para o Atlético-PR. O volante Danilo e o zagueiro Ronaldo interessam ao Colo Colo e o atacante Toninho pode acertar com o Audax Italiano, também do Chile.

NA TV
Record, ao vivo, às 16h

Texto Anterior: Ronaldo fica fora da seleção pré-olímpica
Próximo Texto: Rio Branco usa zaga reserva
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.