São Paulo, quarta-feira, 31 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC defende criação de previdência complementar em programa de rádio

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso usou o programa de rádio "Palavra do Presidente" para defender a mudança no sistema de aposentadorias e a criação da previdência complementar individual para quem quiser um benefício superior ao limite de R$ 830.
FHC atribuiu a crise da Previdência à existência de privilégios. "Essa crise se deve a uma minoria, que recebe altas aposentadorias e não contribui na mesma proporção para pagar os gastos da Previdência", disse.
"Hoje, existem várias categorias que trabalham menos e se aposentam mais cedo. Isso é um privilégio", afirmou o presidente. "Enquanto isso, quem ganha menos trabalha mais tempo. Isso não é justo", completou.
Para FHC, a garantia de uma aposentadoria acima de um teto não é tarefa do governo.
Segundo FHC, a previdência complementar será uma espécie de caderneta de poupança em que o poupador terá uma conta individual, controlará o saldo, não pagará imposto sobre o depositado e poderá trocar de administrador da conta se quiser.
As pessoas abririam a caderneta e, ao se aposentar, somariam o valor poupado ao benefício da Previdência Social.
O presidente afirmou que essa poupança permitirá investimentos para o desenvolvimento econômico e geração de empregos.
FHC também elogiou o apoio do Congresso Nacional. "É graças a ele que estamos conseguindo fazer grandes mudanças no nosso país", disse o presidente.

Texto Anterior: Governo atende Vicentinho e adia votação da Previdência
Próximo Texto: Saudades da Patrícia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.