São Paulo, quarta-feira, 31 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Índice

Empresas agenciam viagens de carona

LUCIANO SOMENZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

Viajar de carona deixou de ser uma aventura improvisada, a julgar por dois serviços telefônicos que funcionam em São Paulo.
É possível, por exemplo, que uma pessoa programe a viagem no feriado de Carnaval indo de carona com alguém ou com um grupo que fará um roteiro semelhante. As despesas da viagem ou, eventualmente, até as de hospedagem, são divididas entre o grupo.
Os teleserviços Transporte Solidário e Clube do Carona tentam cruzar informações de pessoas diferentes com itinerários comuns.
Segundo Hélio Silva, gerente de serviço da Transporte Solidário, sua função é pegar os dados do interessado inscrito e colocá-lo em contato com outras pessoas que farão o mesmo roteiro, para, se possível, formarem grupos de viagem.
O serviço também funciona na Grande São Paulo, para pessoas que vão ao trabalho ou à escola.
Por enquanto, há vários inscritos com intenção de programar viagens para o litoral do Estado, Campos do Jordão, Rio de Janeiro e Minas Gerais, segundo Silva.
Para se inscrever, basta ligar para o número 900-0977 (Transporte Solidário) ou 900-0129 (Clube do Carona). As ligações custam R$ 2,89 e R$ 2,00, respectivamente.
Na inscrição, são recolhidos dados como: lugar de destino, documentação, idade, endereço, além de referências pessoais para a checagem da veracidade das informações fornecidas. Segundo Silva, há inscrições de quase 2.000 pessoas no serviço, que foi inaugurado logo no início deste ano.
O Clube do Carona, que funciona desde outubro passado, conseguiu formar grupos na Grande São Paulo, e também recebe pedidos para viagens mais longas.
O problema, segundo um dos idealizadores do clube Júlio César Demarchi, é que há um número muito maior de caronistas do que de pessoas dispostas a dar carona.
"É um problema que só pode ser resolvido aumentando o número de inscrições", calcula.
Para amenizar o inconveniente, os serviços dão cerca de 30 dias de garantia. Se no final desse período não for encontrado nenhum par para o inscrito, ele tem direito a se inscrever novamente, sem custo.
Em Florianópolis (SC), desde setembro de 94 funciona a Central de Caronas, que forma grupos para viagens acima de 100 km. A empresa já possui uma filial em Porto Alegre (RS).

TRANSPORTE SOLIDÁRIO - tel. 900-0977; CLUBE DO CARONA - tel. 900-0129; CENTRAL DE CARONAS - tel. (048) 222-2250, em Florianópolis, e (051) 226-5111, em Porto Alegre.

Texto Anterior: Chuvas enchem represas, mas rodízio continua na zona leste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.