São Paulo, sexta-feira, 4 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRE suspende Bandeirantes por três horas

TV Emissora teria feito 'propaganda política'

DA REPORTAGEM LOCAL; DA AGÊNCIA FOLHA

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo suspendeu ontem por três horas a TV Bandeirantes na capital por desrespeito à lei eleitoral ao realizar suposta propaganda política no programa "Eleições 96".
A emissora foi tirada do ar às 17h35. A punição inicial era por 24 horas. A direção da emissora recorreu, e o TRE transformou a punição em suspensão por três horas, sem prejuízo da continuidade do processo. A Bandeirantes voltou ao ar às 20h35.
Segundo representação do procurador regional eleitoral Pedro Niess, a Bandeirantes estaria transmitindo em rede nacional, "por meio de entrevistas, propagandas políticas a favor ou contra candidatos à refeito de São Paulo".
João Saad, dono da Bandeirantes, e Fernando Mitre, diretor de jornalismo, se reuniram com o presidente do TRE paulista, Nelson Fonseca.
Mitre afirmou que a Bandeirantes tem "tradição de promover debates, sempre com a preocupação de manter o equilíbrio entre os candidatos, mas o TRE interpretou de forma diferente".
No Acre, a Polícia Federal fechou ao meio-dia a TV Gazeta, retransmissora da Manchete em Rio Branco. A emissora ficou fora do ar até as 17h. A decisão foi baseada em ação cautelar do PT. Segundo o partido, a emissora estava fazendo pesquisas de boca-de-urna "só com eleitores do PMDB".
Votação
Na primeira eleição eletrônica em São Paulo, 479 urnas -3,64% das 13.138 espalhadas pela capital- deixaram de funcionar. Nessas seções, a votação passou a ser pelo método convencional -com cédulas em papel. Do total de urnas que falharam, 63 são da região do Grajaú (zona sul) e pararam por falta de energia.
Segundo o TRE, as 800 baterias de reserva foram encaminhadas para as seções com problemas, mas não chegaram ao Grajaú devido aos alagamentos.
Interior Do total de 8.079 seções com urnas eletrônicas em 12 cidades do interior, 6.034 haviam passado informações ao TRE até o início da noite -258, 3,19% do total deixaram de funcionar.

Colaborou a Reportagem Local e a Agência Folha

Texto Anterior: BELÉM; JOÃO PESSOA; BELO HORIZONTE; MANAUS
Próximo Texto: Violência, desemprego e outros problemas brasileiros vão às urnas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.