São Paulo, sábado, 5 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Terras devem ser entregues

DA REDAÇÃO

Os donos das quatro fazendas de Sandovalina (oeste do Estado de São Paulo) terão até terça-feira para entregar suas terras para assentar os sem-terra.
O prazo para a entrega das fazendas foi estabelecido pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e pelo Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo).
Caso os fazendeiros não entreguem as terras, o Itesp ameaça entrar na Justiça com ações discriminatórias contra as propriedades, segundo Tânia Andrade, coordenadora do Itesp. Tânia tem negociado acordo com os fazendeiros do Pontal para reforma agrária.
A ação pode tornar devolutas as terras. Segundo o Incra, uma ação como essa pode demorar até cinco anos para ter a sentença.
Os órgãos negociam a aquisição de cinco fazendas na região, que, juntas, têm 8.336 hectares, onde seriam assentadas 728 famílias.
No negócio, os institutos não pagam pelas terras, apenas por benfeitorias. Oferecem 20% à vista e o em Títulos da Dívida Agrária, com resgate em cinco anos.

Texto Anterior: FHC autoriza desapropriação
Próximo Texto: Supremo vai decidir sobre o CPMF
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.