São Paulo, sábado, 5 de outubro de 1996
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Unicamp chega aos 30 anos e quer ampliar a graduação e a 'vida noturna'

DA REPORTAGEM LOCAL

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) chega hoje aos 30 anos com dois objetivos claros: aumentar as vagas na graduação e concentrar essa ampliação no período noturno.
A universidade tem hoje 14 cursos noturnos contra 30 diurnos. No número de vagas oferecidas a diferença é ainda maior. Só 28% estão no noturno.
A escolha do período noturno é, segundo a universidade, uma tentativa de facilitar o acesso aos alunos da rede pública.
"É uma maneira de permitir uma concorrência mais democrática", diz Armando Boito, 46, diretor-adjunto do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.
Um perfil do candidato feito em 94 mostra que 59,12% dos inscritos para estudar na Unicamp vêm de escolas particulares.
Pesquisa
A Unicamp é uma das universidades com mais alunos na pós-graduação, 40% do total. Na USP (Universidade de São Paulo), por exemplo, o índice é de 35%.
Na ocupação dos professores o número também é alto: mais da metade dos docentes está envolvida com a pós-graduação.
"Temos consolidada nossa credibilidade como uma universidade de pós-graduação -90% dos nossos cursos são avaliados como A e B pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A Unicamp busca agora uma reexpansão do ensino de graduação," afirma o reitor José Martins Filho, 53.
Apesar de pretender aumentar o número de alunos na graduação, o reitor acredita que o perfil da Unicamp continuará sendo o de uma universidade voltada para a pesquisa. "Somos responsáveis por 15% dos projetos de pesquisa no Brasil. Isso não mudará", diz.
Contra a maré
A expansão da graduação parece ser um movimento contrário ao dos candidatos. Pelo menos nos últimos três anos, o número de inscritos nos vestibulares -não só no da Unicamp- vem caindo.
Em 93, havia 44.024 inscritos para o vestibular. Em 94, 40.738. Em 95, a queda foi a mais acentuada: 33.510 -uma diminuição de 18%.
Para o reitor, a queda não representa uma diminuição no interesse pelo ensino superior. "A concorrência em alguns cursos, como medicina, é alta. A universidade precisa oferecer mais vagas."

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