São Paulo, sábado, 5 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CEF faz plantão para atender mutuários

DA REDAÇÃO

A Caixa Econômica Federal montou um esquema de plantão para hoje na capital paulista, com o objetivo de dar esclarecimentos aos mutuários sobre a medida provisória do SFH.
Quatro agências da CEF estarão abertas das 10h às 14h: a da av. Paulista, 1.842; a da av. Santo Amaro, 7.237; a da av. Moema, 37; e a da av. Jabaquara, 1.784/92.
A MP estendeu os descontos na liquidação antecipada das dívidas para contratos assinados até 14/3/90, desde que tenham cobertura do FCVS (Fundo de Compensação de Variações Salariais).
Contratos assinados até 28/2/86 já podiam ser quitados com desconto de 50% sobre o saldo atualizado ou pelo sistema PxN (prestação atual multiplicada pelo número de meses que faltam.
No cálculo do PxN, a prestação é atualizada desde o último reajuste.
Contratos entre 1º/3/86 e 31/12/88 podem ser liquidados com desconto de 40%, e aqueles entre 1º/1/89 e 14/3/90, com 30%.
Os descontos, que terão vigência de um ano, não são necessariamente vantajosos porque todo resíduo de saldo em contrato coberto pelo FCVS é de responsabilidade do governo.
Mas pode valer a pena se o mutuário quer vender o imóvel ou trocá-lo por um outro.
As recentes medidas do SFH também permitem a regularização dos "contratos de gaveta", em que o imóvel financiado foi vendido a um terceiro sem o conhecimento do banco. A regularização pode ser feita com acréscimo de 20% na prestação atualizada e 2% sobre o saldo nos contratos com cobertura do FCVS, e 1%, naqueles sem essa cobertura.
Segundo Sérgio Cutolo, presidente da CEF, os recursos que entrarem na instituição após essas medidas voltarão em forma de financiamento à casa própria.

Texto Anterior: Ucrânia terá US$ 250 mi da Coca-Cola
Próximo Texto: Desemprego cresce nos EUA em setembro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.