São Paulo, sábado, 5 de outubro de 1996 |
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Venda de carros cresce 8,6% e estoque cai
ARTHUR PEREIRA FILHO
Foram negociados 160.223 automóveis e comerciais leves (picapes e vans), contra as 147.575 unidades vendidas em agosto. Em relação a setembro do ano passado, o desempenho é ainda melhor: crescimento de 21,3%. As promoções feitas para liquidar o estoque recorde de veículos existente no final de agosto (101 mil carros, ônibus e caminhões) acabaram dando resultado. Redução de estoque O volume de automóveis e comerciais leves encalhados nas revendas diminuiu, segundo os fabricantes: de 98.800 unidades, caiu para 95.800. A Fenabrave, associação que reúne as concessionárias de veículos, ainda não divulgou seus números. "Apesar do bom volume de vendas, a rentabilidade foi baixa", diz Nicolau Kohn, diretor da Davox, revenda Volks de São Paulo. Para desovar os estoques de modelos 96, as concessionárias estão dando descontos de até 20% e voltaram a oferecer brindes aos compradores. Quem compra um carro novo pode ganhar desde o tanque cheio de combustível até um microcomputador. Mas a maior atração para o consumidor é a grande opção de linhas de financiamento. É possível comprar o carro em até 42 pagamentos mensais, com entrada de apenas R$ 1.000,00. Algumas revendas exigem entrada maior, mas aceitam parcelar o valor. As vendas financiadas representam mais de 60% do movimento das concessionárias. Também contribuiu para a redução dos estoques nos pátios dos revendedores a queda de 1,3% nas vendas de carros no atacado (das fábricas para as concessionárias) em setembro. Recorde A Volkswagen bateu recorde de vendas no varejo em setembro. A marca vendeu 56.340 automóveis e comerciais leves, quase 5.000 a mais do que em agosto, recorde anterior. Continua líder, com 35,2% do mercado. O Gol, carro mais vendido do país, também registrou novo recorde: 34.328 unidades vendidas em setembro. De janeiro a setembro, a Volks vendeu 252 mil Gol, 24% mais do que no mesmo período de 95. Luiz Muraca, gerente de Marketing e Vendas da montadora, dá três razões para o bom resultado de vendas do setor: reação positiva do consumidor às promoções, expectativa de aumento da linha 97 e aumento de oferta dos carros "populares" e pequenos. A Fiat manteve o segundo lugar entre as montadoras (25,4% do mercado). A GM aparece em terceiro, com 22,2% dos veículos vendidos. Em quarto lugar, a Ford (12,6%). Texto Anterior: Bovespa já recebeu R$ 2 bi do exterior Próximo Texto: As habilitadas; Patrimônio histórico; Mina de ouro; Pelo jornal; Com fibra; Em busca de sócios; Carga elétrica; Para não naufragar; Estrela cadente; Na pauta; Crédito classificado; Microprotesto; Quem cala; Tomada ligada; Casamento de interesse; Problema logístico; Última palavra Índice |
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