São Paulo, sábado, 5 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venda de carros cresce 8,6% e estoque cai

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A venda de carros novos no varejo (da concessionária para o consumidor) cresceu 8,6% em setembro, na comparação com o mês anterior.
Foram negociados 160.223 automóveis e comerciais leves (picapes e vans), contra as 147.575 unidades vendidas em agosto.
Em relação a setembro do ano passado, o desempenho é ainda melhor: crescimento de 21,3%.
As promoções feitas para liquidar o estoque recorde de veículos existente no final de agosto (101 mil carros, ônibus e caminhões) acabaram dando resultado.
Redução de estoque
O volume de automóveis e comerciais leves encalhados nas revendas diminuiu, segundo os fabricantes: de 98.800 unidades, caiu para 95.800.
A Fenabrave, associação que reúne as concessionárias de veículos, ainda não divulgou seus números.
"Apesar do bom volume de vendas, a rentabilidade foi baixa", diz Nicolau Kohn, diretor da Davox, revenda Volks de São Paulo.
Para desovar os estoques de modelos 96, as concessionárias estão dando descontos de até 20% e voltaram a oferecer brindes aos compradores. Quem compra um carro novo pode ganhar desde o tanque cheio de combustível até um microcomputador.
Mas a maior atração para o consumidor é a grande opção de linhas de financiamento. É possível comprar o carro em até 42 pagamentos mensais, com entrada de apenas R$ 1.000,00.
Algumas revendas exigem entrada maior, mas aceitam parcelar o valor. As vendas financiadas representam mais de 60% do movimento das concessionárias.
Também contribuiu para a redução dos estoques nos pátios dos revendedores a queda de 1,3% nas vendas de carros no atacado (das fábricas para as concessionárias) em setembro.
Recorde
A Volkswagen bateu recorde de vendas no varejo em setembro. A marca vendeu 56.340 automóveis e comerciais leves, quase 5.000 a mais do que em agosto, recorde anterior. Continua líder, com 35,2% do mercado.
O Gol, carro mais vendido do país, também registrou novo recorde: 34.328 unidades vendidas em setembro. De janeiro a setembro, a Volks vendeu 252 mil Gol, 24% mais do que no mesmo período de 95.
Luiz Muraca, gerente de Marketing e Vendas da montadora, dá três razões para o bom resultado de vendas do setor: reação positiva do consumidor às promoções, expectativa de aumento da linha 97 e aumento de oferta dos carros "populares" e pequenos.
A Fiat manteve o segundo lugar entre as montadoras (25,4% do mercado). A GM aparece em terceiro, com 22,2% dos veículos vendidos. Em quarto lugar, a Ford (12,6%).

Texto Anterior: Bovespa já recebeu R$ 2 bi do exterior
Próximo Texto: As habilitadas; Patrimônio histórico; Mina de ouro; Pelo jornal; Com fibra; Em busca de sócios; Carga elétrica; Para não naufragar; Estrela cadente; Na pauta; Crédito classificado; Microprotesto; Quem cala; Tomada ligada; Casamento de interesse; Problema logístico; Última palavra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.