São Paulo, sábado, 5 de outubro de 1996
Texto Anterior | Índice

Caliban lançará novos títulos em 1997

ERIKA SALLUM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A editora especializada em teatro Caliban Editorial pretende lançar, no primeiro semestre de 1997, quatro novos títulos.
Ainda não está definido qual será o primeiro livro a ser publicado. Segundo Bosco Brasil, um dos sócios, a editora estuda lançar primeiro a tradução de "Conversations with (and about) Beckett", de Mel Gussow, crítico de teatro do jornal "New York Times".
A obra é uma compilação de entrevistas, feitas em um período de dez anos, com o escritor irlandês Samuel Beckett e com pessoas que trabalharam com ele, além de parentes e amigos.
Os sócios da editora ainda vão definir quem fará a tradução desses dois volumes.
"Esse estilo de livro permite uma iniciação ao teatro mais suave para o leitor", explica Brasil.
O objetivo da editora não é atrair somente atores ou pessoas ligadas a teatro, mas o público em geral. "Queremos mostrar que teatro é literatura, tão interessante quanto um romance -com a vantagem de que a leitura de peças é mais rápida", diz Bosco.
Outra atração da Caliban é uma tradução, que será feita pela crítica de teatro Bárbara Heliodora, do livro "The Craft of Comedy", escrito pela comediante inglesa Athene Seyler.
Durante a Primeira Guerra Mundial, um jovem ator, convocado para lutar nas trincheiras, escreve para Athene perguntando como fazer as pessoas rirem.
A partir daí, os dois começam a se corresponder, e o resultado final é uma profunda reflexão a respeito do cômico. O livro, uma história verídica, é o conjunto dessas cartas.
Todas essas três publicações são da editora inglesa Nick Hern Books.
O quarto livro a ser lançado pela Caliban é de autoria do diretor e dramaturgo Sérgio de Carvalho. A obra, que ainda não está concluída, será uma reunião de verbetes sobre termos teatrais utilizados nos últimos anos.
"Estarão incluídas muitas expressões usadas pelos críticos de teatro e que ficaram famosas com o uso, como 'figurino fashion', por exemplo", diz Brasil.
"Budro"
A Caliban Editorial foi fundada em agosto deste ano. A idéia de sua criação surgiu durante a temporada paulista da peça "Budro", escrita por Bosco Brasil e dirigida por Emílio Di Biasi, em 1994.
A partir dessa montagem, foi criado o grupo Teatro de Câmara. Brasil e Ariela Goldmam, da companhia, junto com Priscila Dantas e Shirley Souza, decidiram publicar livros relativos a teatro, especialmente de autores contemporâneos.
Até agora, lançaram a coleção "Teatro Brasileiro de Bolso", composta por seis peças teatrais brasileiras, inéditas ou montadas nos últimos dez anos. Entre elas, "Fulaninha e Dona Coisa", de Noemi Marinho, "Intensa Magia", de Maria Adelaide Amaral, "Lima Barreto, ao Terceiro Dia", de Luís Alberto de Abreu, e "Paris-Belfort", de Alcides Nogueira. Cada volume tem tiragem de mil exemplares.
Os livros estão disponíveis em algumas livrarias e teatros de São Paulo e custam R$ 12.
A Caliban Editorial também atende por meio de reembolso postal. Informações pelo tel. (011) 67-6736.

Texto Anterior: Prosa completa esclarece vida e obra de Bishop
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.