São Paulo, domingo, 6 de outubro de 1996
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Tudo sobre o GP Brasil de motociclismo

Local: autódromo Nelson Piquet, no Rio de Janeiro
Extensão: 4.833,22 m**
Número de voltas: 24 (118,392 Km)
Como foi em 95 (500cc)
Pole: Michael Doohan (AUS) - 1min55s972
Vencedor: Luca Cadalora (ITA) - 46min18s208
Volta mais rápida: Luca Cadalora (ITA) - 1min54s912

Classificação do campeonato
após 13 de 15 etapas - pontos
1- Michael Doohan (AUS/Honda) - 276
2- Alex Crivillé (ESP/Honda) - 215
3- Luca Cadalora (ITA/Honda) - 149
4- Alexandre Barros (BRA/Honda) - 134
5- Norifumi Abe (JAP/Yamaha) - 132
6- Scott Russell (EUA/Suzuki) - 126
7- Tadayuki Okada (JAP/Honda) - 104
8- Carlos Checa (ESP/Honda) - 95
9- Jean Michel Bayle (FRA/Yamaha) - 90
10- Alberto Puig (ESP/Honda) - 87

As regras
Pontuação - pontos
1º lugar - 25
2º lugar - 20
3º lugar - 16
4º lugar - 13
5º lugar - 11
6º lugar - 10
7º lugar - 9
8º lugar - 8
9º lugar - 7
10º lugar - 6
11º lugar - 5
12º lugar - 4
13º lugar - 3
14º lugar - 2
15º lugar - 1
25 pontos

Chuva
Se a corrida for classificada como "molhada" antes da largada, não será interrompida por mudanças no tempo e qualquer troca de pneus se dará com a prova em andamento. Caso o GP seja classificado como "seco", uma mudança brusca no tempo pode determinar a interrupção da corrida

Bandeiras
Verde - pista limpa
Azul - competidor mais veloz atrás de você
Branca - carro de serviço na pista
Amarela com listras vermelhas - óleo ou detritos na pista
Amarela - se esticada: ultrapassagens proibidas e diminuir a velocidade; se agitada: esteja pronto para parar
Vermelha: prova (ou treino) interrompida; voltar devagar aos pits
Preta: (com o número do competidor) retornar aos pits
Quadriculada - fim de corrida ou treino
Largada
A volta de apresentação se dá dois minutos antes do início da corrida. A largada acontece com as motos paradas

O campeão
Nome: Michael Doohan
Nascimento: 4 de junho de 1965, em Brisbane, Austrália
Nas 500cc desde: 1989
Poles: 37
Vitórias: 33
Pódios: 68
Voltas mais rápidas: 29
Títulos mundiais: 3 (94, 95 e 96***)

O brasileiro
Nome: Alexandre Barros
Nascimento: 18 de outubro de 1970, em São Paulo
Nas 500cc desde: 1990
Poles: 0
Vitória: 1
Pódios: 7
Voltas mais rápidas: 3
Títulos mundiais: 0

A moto*
. Comprimento: entre 1,96 m e 2,01 m
. Largura: 60 cm
. Altura: entre 1,06 m e 1,08 m
. Distância entre os eixos: de 1,34 m a 1,40 m
. Peso mínimo: 130 kg (V-4) ou 110 kg (V-2)
. Velocidade máxima: 325 km/h
. Carenagem: fabricada com fibras compostas, reunindo carbono, kévlar e aramida. Há partes em plástico também
. Banco: camada fina de plástico antiderrapante
. Quadro: feito em alumínio, em estrutura perimetral (tubos gêmeos) e secção quadrada
. Câmbio: 6 marchas, sem comando eletrônico
. Motor
Pode ser de dois ou quatro cilindros (V-2 ou V-4)
Capacidade: 500 cilindradas
Potência: 200 cavalos
Giro: 14 mil a 15 mil rotações por minuto (máximo)
Refrigeração: a líquido
. Freios: a disco, feitos em carbono.
Dianteiro: disco duplo, com 27,3 cm de diâmetro
Traseiro: disco simples, com 19 cm de diâmetro
. Pneus: 43,2 cm de diâmetro (dianteiro e traseiro). Há basicamente três tipos de compostos: mole, duro e intermediário
. Suspensão: telescópica (dianteira), e pró-link (traseira). A "ativa", eletrônica, foi banida por não apresentar melhoras significativas
. Pedaleiras:
direita: comanda o freio traseiro
esquerda: alavanca de câmbio (primeira marcha, para cima; demais, para baixo)
. Manetes
direito: aciona o freio dianteiro
esquerdo: aciona o freio traseiro ou a embreagem
. Manopla
direita: é o acelerador
esquerda: apenas apoiador
. Combustível: gasolina especial
. Tanque de combustível: 26 a 32 litros (capacidade)

A Técnica
O corpo do piloto é um "componente aerodinâmico" da moto, o que o força a executar uma série de movimentos, especialmente na frenagem e nas curvas.
. Frenagem:
é mais rápida do que num carro, pelo peso da moto ser menor. Pode-se retardá-la até o meio da curva. Para evitar a tendência de ser atirado para cima da carenagem, o piloto joga o corpo para trás, forçando os pés nas pedaleiras e segurando o peso do corpo com os braços.
. Curvas:
os pilotos encostam o joelho no chão, de modo a permitir a inclinação da moto. O macacão do piloto tem proteções de plástico, por dentro e por fora, nos joelhos.
. Aceleração:
nas retomadas de velocidade, o piloto joga o peso do corpo sobre a roda traseira, fazendo com que a moto empine. Nas retas, ele se esconde atrás da carenagem, para diminuir a resistência ao vento

A indumentária
. Capacete
Feitos em fibra de carbono e mantas de kévlar
. Macacão
É uma verdadeira armadura, embora feito de materiais leves. Produzido com materiais sintéticos e couro, deve ser resistente e elástico. Tem proteções especiais de kévlar, plástico e náilon, especialmente nos joelhos, cotovelos, ombros e coluna cervical.
. Botas
Para suportar o atrito com o solo em algumas curvas, ganham proteções adicionais descartáveis

*há variações conforme o modelo
**extensão de acordo com os organizadores, após a reforma da pista
***por antecipação

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