São Paulo, domingo, 6 de outubro de 1996 |
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Tudo sobre o GP Brasil de motociclismo Local: autódromo Nelson Piquet, no Rio de Janeiro Extensão: 4.833,22 m** Número de voltas: 24 (118,392 Km) Como foi em 95 (500cc) Pole: Michael Doohan (AUS) - 1min55s972 Vencedor: Luca Cadalora (ITA) - 46min18s208 Volta mais rápida: Luca Cadalora (ITA) - 1min54s912 Classificação do campeonato após 13 de 15 etapas - pontos 1- Michael Doohan (AUS/Honda) - 276 2- Alex Crivillé (ESP/Honda) - 215 3- Luca Cadalora (ITA/Honda) - 149 4- Alexandre Barros (BRA/Honda) - 134 5- Norifumi Abe (JAP/Yamaha) - 132 6- Scott Russell (EUA/Suzuki) - 126 7- Tadayuki Okada (JAP/Honda) - 104 8- Carlos Checa (ESP/Honda) - 95 9- Jean Michel Bayle (FRA/Yamaha) - 90 10- Alberto Puig (ESP/Honda) - 87 As regras Pontuação - pontos 1º lugar - 25 2º lugar - 20 3º lugar - 16 4º lugar - 13 5º lugar - 11 6º lugar - 10 7º lugar - 9 8º lugar - 8 9º lugar - 7 10º lugar - 6 11º lugar - 5 12º lugar - 4 13º lugar - 3 14º lugar - 2 15º lugar - 1 25 pontos Chuva Se a corrida for classificada como "molhada" antes da largada, não será interrompida por mudanças no tempo e qualquer troca de pneus se dará com a prova em andamento. Caso o GP seja classificado como "seco", uma mudança brusca no tempo pode determinar a interrupção da corrida Bandeiras Verde - pista limpa Azul - competidor mais veloz atrás de você Branca - carro de serviço na pista Amarela com listras vermelhas - óleo ou detritos na pista Amarela - se esticada: ultrapassagens proibidas e diminuir a velocidade; se agitada: esteja pronto para parar Vermelha: prova (ou treino) interrompida; voltar devagar aos pits Preta: (com o número do competidor) retornar aos pits Quadriculada - fim de corrida ou treino Largada A volta de apresentação se dá dois minutos antes do início da corrida. A largada acontece com as motos paradas O campeão Nome: Michael Doohan Nascimento: 4 de junho de 1965, em Brisbane, Austrália Nas 500cc desde: 1989 Poles: 37 Vitórias: 33 Pódios: 68 Voltas mais rápidas: 29 Títulos mundiais: 3 (94, 95 e 96***) O brasileiro Nome: Alexandre Barros Nascimento: 18 de outubro de 1970, em São Paulo Nas 500cc desde: 1990 Poles: 0 Vitória: 1 Pódios: 7 Voltas mais rápidas: 3 Títulos mundiais: 0 A moto* . Comprimento: entre 1,96 m e 2,01 m . Largura: 60 cm . Altura: entre 1,06 m e 1,08 m . Distância entre os eixos: de 1,34 m a 1,40 m . Peso mínimo: 130 kg (V-4) ou 110 kg (V-2) . Velocidade máxima: 325 km/h . Carenagem: fabricada com fibras compostas, reunindo carbono, kévlar e aramida. Há partes em plástico também . Banco: camada fina de plástico antiderrapante . Quadro: feito em alumínio, em estrutura perimetral (tubos gêmeos) e secção quadrada . Câmbio: 6 marchas, sem comando eletrônico . Motor Pode ser de dois ou quatro cilindros (V-2 ou V-4) Capacidade: 500 cilindradas Potência: 200 cavalos Giro: 14 mil a 15 mil rotações por minuto (máximo) Refrigeração: a líquido . Freios: a disco, feitos em carbono. Dianteiro: disco duplo, com 27,3 cm de diâmetro Traseiro: disco simples, com 19 cm de diâmetro . Pneus: 43,2 cm de diâmetro (dianteiro e traseiro). Há basicamente três tipos de compostos: mole, duro e intermediário . Suspensão: telescópica (dianteira), e pró-link (traseira). A "ativa", eletrônica, foi banida por não apresentar melhoras significativas . Pedaleiras: direita: comanda o freio traseiro esquerda: alavanca de câmbio (primeira marcha, para cima; demais, para baixo) . Manetes direito: aciona o freio dianteiro esquerdo: aciona o freio traseiro ou a embreagem . Manopla direita: é o acelerador esquerda: apenas apoiador . Combustível: gasolina especial . Tanque de combustível: 26 a 32 litros (capacidade) A Técnica O corpo do piloto é um "componente aerodinâmico" da moto, o que o força a executar uma série de movimentos, especialmente na frenagem e nas curvas. . Frenagem: é mais rápida do que num carro, pelo peso da moto ser menor. Pode-se retardá-la até o meio da curva. Para evitar a tendência de ser atirado para cima da carenagem, o piloto joga o corpo para trás, forçando os pés nas pedaleiras e segurando o peso do corpo com os braços. . Curvas: os pilotos encostam o joelho no chão, de modo a permitir a inclinação da moto. O macacão do piloto tem proteções de plástico, por dentro e por fora, nos joelhos. . Aceleração: nas retomadas de velocidade, o piloto joga o peso do corpo sobre a roda traseira, fazendo com que a moto empine. Nas retas, ele se esconde atrás da carenagem, para diminuir a resistência ao vento A indumentária . Capacete Feitos em fibra de carbono e mantas de kévlar . Macacão É uma verdadeira armadura, embora feito de materiais leves. Produzido com materiais sintéticos e couro, deve ser resistente e elástico. Tem proteções especiais de kévlar, plástico e náilon, especialmente nos joelhos, cotovelos, ombros e coluna cervical. . Botas Para suportar o atrito com o solo em algumas curvas, ganham proteções adicionais descartáveis *há variações conforme o modelo **extensão de acordo com os organizadores, após a reforma da pista ***por antecipação Texto Anterior: GP Brasil comporta amistoso e decisão Próximo Texto: Rio dá calote e deve ficar sem o GP em 97 Índice |
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