São Paulo, quarta-feira, 9 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CBB ameaça vetar times no Brasileiro

Equipes vão ser avaliadas

MÁRIO MOREIRA
DA SUCURSAL DO RIO

A CBB (Confederação Brasileira de Basquete) vai fazer uma avaliação prévia das 12 equipes que compõem o Campeonato Brasileiro (liga nacional A) para evitar que clubes de baixa capacidade técnica e comercial disputem a competição.
Essa avaliação será feita pelo departamento técnico da entidade em conjunto com a SportLink, empresa de marketing esportivo contratada pela CBB.
O anúncio foi feito ontem pelo presidente da CBB, Renato Brito Cunha, ao responder sobre a permanência do Rio Claro no Brasileiro-97, que começa em janeiro.
Campeão paulista em 95 e terceiro colocado na Liga em 96, quando era patrocinado pela Polti Vaporetto, o Rio Claro desfez sua equipe por falta de renovação do patrocínio e de contratação de outro.
Brito Cunha disse que o clube, assim como os outros 11 que comporão a liga em 97, terá que apresentar, até o final deste mês, a equipe com que pretende disputar a competição.
"A qualidade técnica de cada time tem que ser pelo menos igual à de 96", disse o presidente da CBB. "Temos um contrato com a Globosat que precisamos cumprir, senão eles não nos pagam."
A Globosat detém os direitos de transmissão de todos os eventos organizados pela CBB, inclusive os jogos da seleção brasileira, pagando à entidade R$ 2 milhões anuais.
O presidente da SportLink, João Henrique Areias, negou que vá ter poder de decisão sobre a avaliação dos clubes para o Brasileiro. "Mas a gente pode orientar a CBB."
Televisão
Por conta do resultado do campeonato neste ano, haverá a transmissão de mais jogos da liga em 97.
Além de uma partida às 21h de sexta-feira e de outra às 19h30 de domingo, haverá uma transmissão às 11h de domingo.
O coordenador-executivo da Sportv (canal da Globosat que transmite os jogos), Paschoal Filho, afirmou existir "grande possibilidade" de a Rede Globo veicular algumas partidas.
Com o crescimento do interesse das TVs, a CBB reforçou o pedido aos clubes para que mantenham seus ginásios em condições de propiciar imagens de qualidade.
"O objetivo é transmitir espetáculo", diz o Manual de Normas e Procedimentos, distribuído ontem pela CBB aos clubes.
O documento fala em "promoções e melhorias do aspecto visual do ginásio" e exige condições operacionais para as equipes das TVs.
Calendário
A CBB divulgou um calendário quadrienal para o período 1997/2000, que divide cada ano em três quadrimestres.
O primeiro quadrimestre será dedicado à Liga Nacional; o segundo, às seleções brasileiras; e o terceiro, aos campeonatos estaduais de São Paulo e do Rio e a quatro copas regionais criadas agora (Sul/Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Amazônica).

Texto Anterior: Os convocados
Próximo Texto: Distribuição de verbas aos clubes vai ser reduzida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.