São Paulo, quarta-feira, 9 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Micros já saem prontos

GISELE RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Com a popularização das reuniões virtuais, alguns computadores já estão saindo de fábrica prontos para a videoconferência.
Os micros InfoWay RTV, da Itautec, Aspire, da Acer, Aptiva K31, da IBM, e alguns modelos Macintosh, da Apple, já vêm equipados com placas para captura de vídeo e fax/modem.
Para que o usuário faça sessões de videoconferência, é preciso ter uma câmera de vídeo, uma linha telefônica e um programa de comunicação, como o "CUSeeMe", que pode ser capturado na Internet (http://picturephone.com).
Segundo Cassio Angelo Spina, 30, diretor de marketing da Trellis Datacom, em breve todos os equipamentos trarão também o software de comunicação.
"Os fabricantes estão fechando acordos para distribuir os softwares junto com os seus produtos."
Transmissão
A velocidade de transmissão de imagens durante uma videoconferência depende muito mais da capacidade da linha telefônica do que do equipamento.
Quanto maior for a capacidade de transmissão de uma linha, melhor será a qualidade da imagem nas duas pontas de conexão.
O tipo de conexão também influi na velocidade. Em rede local, a transmissão é mais rápida. As conexões ponto a ponto ou pela Internet são mais demoradas.
Isto porque o programa de comunicação tem de vasculhar milhões de números e percorrer centenas de computadores até identificar o ponto de conexão.
(GR)

Texto Anterior: Reuniões via micro custam 30% menos
Próximo Texto: Saiba como funciona a transmissão de imagens
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.