São Paulo, quarta-feira, 9 de outubro de 1996
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Livro em CD ainda vencem a disputa com a Internet

Feira na Alemanha discute o futuro das publicações impressas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O ramo de publicações eletrônicas em CD-ROMs é um campo em desenvolvimento na Alemanha e não corre risco de ser suplantado pelo mercado em expansão de projetos de livros na Internet.
Essa foi a opinião dos especialistas da indústria durante a Feira de Livros de Frankfurt -onde ocorreu, na semana passada, o primeiro leilão de direitos autorais para veiculação de livros na Internet.
Antigamente um importante evento de editoras convencionais, a feira de Frankfurt transformou-se nos últimos anos no maior encontro para editoras eletrônicas internacionais, abrigando 500 expositores especializados e 1.500 expositores de editoras tradicionais.
No período, as vendas totais de CD-ROMs alemães chegaram a 720 milhões de marcos.
Lista telefônica
Estudiosos dizem que os consumidores alemães estão desapontados com os CD-ROMs, porque eles têm pouco uso prático.
O grande best seller na Alemanha continua sendo o simples CD-ROM da lista telefônica.
A Federação de Editoras de Livros planeja um maior esforço de marketing em dezembro, com produtos de ponta -especialmente obras de referência- para demonstração em cerca de 500 lojas de varejo em todo o país.
A estimativa é que sejam produzidos entre 2.000 e 2.500 títulos em CD-ROMs neste ano, contra os 1.500 do ano passado.
Mas a federação está mais cética sobre o desenvolvimento do mercado para publicações na Internet.
O que também não está claro é como os editores definirão os preços das informações disponíveis na Internet e, mais importante, como cobrar por isso.
"Muitos surfistas de Internet pensam que tudo o que pegam na rede deve ser grátis", afirmou Gallus.
Frank Steinhoff, diretor da filial alemã da produtora de softwares Adobe System Inc., está mais otimista. Ele aposta que a Alemanha terá cerca de 5 milhões de cibersurfistas até o final de 98.

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