São Paulo, quinta-feira, 10 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT é o mais votado nas capitais; PSDB lidera em cidades médias do interior

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os partidos que têm candidatos com maior chance de disputar a Presidência em 1998 tiveram os melhores desempenhos nas eleições municipais, quando computados todos os votos recebidos pelas siglas.
O PT de Lula foi o partido mais votado nas capitais e o PSDB, de Fernando Henrique, o que recebeu mais votos nas cidades médias do interior do país.
O PPB de Paulo Maluf também foi bem votado: ficou em segundo nas capitais e em quarto no interior.
Maior partido brasileiro até 3 de outubro, o PMDB aparece cada vez mais confinado ao interior e aos municípios menos populosos. Foi apenas o sexto mais votado nas capitais, atrás de PT, PPB, PSDB, PFL e PDT.
Em termos regionais, os peemedebistas só conseguiram bons resultados no Norte e, principalmente, no Nordeste -onde ficaram em primeiro lugar no ranking partidário tanto nas capitais quanto nas cidades do interior.
Essas são algumas das conclusões de levantamento inédito feito pela Folha apartir dos dados oficiais divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Foram calculados os votos obtidos pelos candidatos de todos os partidos em 95 das maiores cidades do país: 26 capitais e 69 cidades médias do interior de 14 Estados.
37% do eleitorado
No total, estão representados 37% dos eleitores do país, dos quais 23% votam nas capitais e 14%, no interior.
Partido mais votado em Belém (PA), Campo Grande (MS), Maceió (AL) e Porto Alegre (RS), o PT acumulou 3,8 milhões de votos nas capitais. Isso representou 20,3% do eleitorado que compareceu para votar nessas 26 cidades em 3 de outubro.
Dois fatores contribuíram para o bom desempenho petista: o 1,3 milhão de votos obtidos em São Paulo e o fato de o partido ter lançado candidatos -e, por isso, ter sido votado- em 19 capitais. Nenhum partido encabeçou tantas chapas.
Curiosamente, outros quatro partidos (PPB, PSDB, PFL e PMDB) também foram os mais votados em quatro capitais. O que fez a diferença a favor dos petistas foi justamente o fato de terem "pingado" votos em quase todas os municípios.
Ao menos nas grandes e médias cidades, o PT se mostrou o partido mais nacional do país. Lançou candidato próprio em 55 das 69 cidades do interior consideradas pelo levantamento -mais do que qualquer outra sigla.
Com exceção do Nordeste, onde ficou em terceiro nas capitais e em quinto no interior, o PT foi bem em todas as regiões. Nas capitais, seu destaque foi no Sul, com 30% dos votos. No interior, foram Norte e Centro-Oeste.
Tucanos
Assim como o PT, os candidatos do PSDB foram os mais votados em 12 das 69 cidades do interior consideradas no levantamento. Mas teve um desempenho melhor do que os petistas no total de votos: foram 2,2 milhões, ou 17,8% da votação.
Os eleitores tucanos estão concentrados na região Sudeste, onde o partido recebeu 20,2% dos votos do interior e 18,3% dos votos das capitais.
O partido foi o mais votado em 3 de 6 cidades do interior paranaenses, 4 de 15 municípios paulistas e 3 de 12 cidades do interior do Rio de Janeiro. Nesses dois últimos Estados, o partido detém o governo estadual.
O PSDB também teve a segunda melhor participação nacional na eleição: foi votado em 45 das 69 cidades do interior e em 18 capitais. Teve um desempenho bastante superior ao do PFL, seu companheiro na coligação que elegeu FHC.
Os pefelistas só receberam votos em 9 capitais e em 22 cidades médias. Na maioria das cidades, a tática do PFL -repetindo 94- foi se aliar a um outro partido com mais chances de vitória.
Apesar disso, o PFL ficou à frente do PMDB na soma de votos obtidos nas capitais (2,1 milhões contra 1,5 milhão) e obteve a quarta colocação entre todos os partidos. Só fui superado por PT, PSDB e PPB.
O PPB de Maluf esteve entre os três primeiros colocados em várias regiões do país, como entre as cidades do interior do Norte, do Nordeste e entre as capitais do Sudeste -onde graças aos 2,5 milhões de votos em São Paulo acabou em primeiro lugar.
PDT e PSB também tiveram bons desempenhos e, somados ao PT, tiveram 1/3 dos votos das capitais. À direita, PFL, PPB e PTB somados tiveram 29%. No centro, PSDB e PMDB tiveram 25% da votação.

Texto Anterior: Cerimônia reúne 'República potiguar'
Próximo Texto: PMDB cede espaço ao PSDB nas maiores cidades do interior
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.