São Paulo, quinta-feira, 10 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atacado volta a subir e o IGP do mês de setembro fica em 0,13%

Índice do varejo no Rio e São Paulo tem deflação de 0,35%

DA SUCURSAL DO RIO

A inflação de setembro medida pelo IGP-DI (Índice Geral de Preços, Disponibilidade Interna) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) ficou em 0,13%, com uma pequena alta em relação à de agosto, que havia sido de 0,004%.
Nos primeiros nove meses deste ano o IGP acumula alta de 7,84%. Em 12 meses, a alta acumulada (até setembro) é de 9,82%.
A alta de setembro foi causada por uma elevação de 0,46 ponto percentual no IPA (Índice de Preços no Atacado), um dos três que compõem o IGP. De uma deflação de 0,05% em agosto, o IPA saltou para uma inflação de 0,41%.
O IPA tem peso de 60% na composição do IGP. A alta no atacado foi liderada pelos produtos agropecuários, como soja (16,36%).
No varejo, os preços, medidos pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor) no Rio e em São Paulo, apresentaram deflação de 0,35%, com queda de 0,36 ponto em relação à inflação de 0,01% de agosto. O IPC corresponde a 30% do IGP.
A principal causa para a queda dos preços no varejo foi o comportamento do grupo alimentação, que registrou queda de preços em setembro de 1,81%.
O INCC (Índice Nacional de Custo da construção), terceiro dos índices que compõem o IGP, com peso de 10%, registrou em setembro alta de 0,22%, praticamente igual à de 0,23% em agosto.

Texto Anterior: Credores terão ação da Mesbla em 60 dias
Próximo Texto: Honda adere a regime automotivo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.