São Paulo, quinta-feira, 10 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria acelera ritmo de exportações

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Pela primeira vez este ano, as exportações de veículos cresceram em relação ao desempenho do setor em 1995.
"Pela primeira vez em 96 o setor ultrapassa o resultado acumulado do ano anterior", comemora Silvano Valentino, presidente da Anfavea, associação das montadoras.
As exportações feitas entre janeiro e agosto deste ano (US$ 1,612 bilhão) haviam ficado 0,2% abaixo do desempenho registrado no mesmo período de 95 (US$ 1,616 bilhão). No início do ano, a Anfavea previa crescimento de 15% nas exportações em 96.
Segundo Valentino, a reação é efeito da entrada em vigor do regime automotivo. "O ano fundamental para a retomada das exportações será 97", diz.
A produção e a venda de veículos fabricados no país caiu no mês passado. Foram produzidas 166.270 unidades, 7,1% a menos do que em agosto. As vendas de carros nacionais no atacado (137.371 unidades) ficaram 2,3% abaixo do resultado de agosto.
Segundo Valentino, o desempenho era esperado. Setembro tem dois dias úteis a menos do que agosto. "O nível diário de produção foi mantido", diz.
A previsão de recorde de produção em 96 -acima de 1,8 milhão de veículos- está mantida. Este mês as montadoras vão fabricar 174 mil carros; em novembro, 163 mil, e em dezembro, 137 mil.

Texto Anterior: Chrysler acerta alíquota
Próximo Texto: Valentino defende regras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.