São Paulo, quinta-feira, 10 de outubro de 1996 |
Texto Anterior |
Índice
Mercado de Trabalho Salário médio . Diretor de atendimento (R$ 7.150*), assistente de planejamento (R$ 1.200) . Diretor de criação (R$ 13.600), redator (R$ 7.100) . Diretor de mídia (R$ 7.300), assistente de mídia (R$ 1.100) Área de atuação Agências de publicidade, de promoção ou de marketing; agências de relações públicas; editoras; TV etc. Tendências para o futuro "Não vejo perspectiva de crescimento, pois o mercado está saturado. O aumento do faturamento das agências não está levando a uma oferta maior de empregos. É que a globalização da economia está fazendo com que muitas agências se internacionalizem. Os profissionais que tiverem cultura abrangente e domínio do inglês terão maiores chances de sucesso." Marcello Cerpa, 33, diretor de criação da Almap-BBDO "O mercado de publicidade é inelástico, ou seja, não cresce na proporção em que as faculdades formam novos profissionais. Mas o publicitário que tiver talento, na certa vai encontrar o seu lugar. Os recém-formados estão errando ao procurar empregos só nas dez maiores agências de publicidade. O mercado de comunicação é bem mais amplo do que isso e deve ser explorado." Paulo Salles, 42, presidente da Salles/DMB&B Publicidade S.A. * Média em relação às 32 maiores agências de São Paulo, em março de 1996. Fonte: Sindicato dos Publicitários do Estado de São Paulo. Texto Anterior: Faculdades têm agências Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |