São Paulo, domingo, 13 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ecologistas condenam pesca na TV

ELAINE GUERINI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Uipa (União Internacional Protetora dos Animais) reprova a exibição de pescarias na TV. Nos quatro programas que estão atualmente no ar, os apresentadores praticam a pesca esportiva -quando o pescador exibe o peixe capturado por alguns segundos e o joga de volta à água.
"Não concordamos com esse esporte e muito menos com a exibição desses programas como forma de entretenimento", diz a bióloga Sônia Fonseca, diretora da seção São Paulo da Uipa. "Dependendo do tempo em que o peixe fica fora d'água, a brincadeira pode ser fatal."
Dois programas sobre pesca são exibidos em rede aberta e dois na TV paga. "Pesca & Companhia" vai ao ar aos domingos (9h) na Record e a CNT/Gazeta apresenta "Pescadores do Brasil" aos sábados (16h30).
Os dois canais pagos exibem produções norte-americanas. "Fly Fishing America" entra aos sábados (8h30) na programação do canal ESPN e "Fishing" é exibido no Sportv às segundas (7h30), terças (13h30) e sábados (2h30).
"Tentamos minimizar a dor do peixe retirando a farpa do anzol. Isso ajuda na hora de tirar o objeto e ainda aumenta a esportividade, já que fica mais fácil para ele escapar", afirma Alec Krüse Zeinard, 24, biólogo da equipe do "Pesca & Companhia".
Segundo Walter Uchoa, 62, diretor-geral do "Pescadores do Brasil", o programa tenta conscientizar o público a não praticar a pesca predatória. "É melhor devolver o peixe na água do que levar quilos para apodrecer em casa. Ainda ensinamos o público a valorizar o meio ambiente."
No Brasil, ainda não há estudos sobre a mortalidade dos peixes que são capturados e devolvidos. "No ano que vem, vamos iniciar a pesquisa. A idéia é pescar, marcar o peixe e depois soltá-lo. Só quando ele for recapturado, saberemos quais os efeitos da pesca esportiva", diz Carlos Fernando Fisher, 36, chefe do Departamento de Pesca do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais).
Para o estudante Rodrigo Borges Lopes, 20, os programas sobre pescaria refletem a falta de criatividade das emissoras. "Essas atrações só despertam bocejos. Além disso, é revoltante ver como os apresentadores se deleitam exibindo o coitado do peixe como se ele fosse um troféu."
Nos quatro programas, os apresentadores costumam segurar os peixes por alguns segundos enquanto falam sobre suas características. "Não acho que isso seja uma crueldade. A equipe faz tudo com o maior cuidado", conta Flávia Carvalho, 28, coordenadora do canal Sportv.

Texto Anterior: NY1 se dedica à cobertura de Nova York
Próximo Texto: 'Perdidos de Amor' estréia na Rede Bandeirantes no dia 28
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.