São Paulo, terça-feira, 15 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil quer vetar biquíni em anúncio

LUCIA MARTINS
DE LONDRES

A Embaixada do Brasil em Londres enviou ontem uma carta ao órgão britânico que regula a propaganda, pedindo a proibição de um anúncio de uma agência de viagens que usa fotos de meninas de biquíni no Carnaval.
O anúncio saiu no jornal inglês "The Times" na segunda para promover um concurso -patrocinado pela agência Campus Travel e pela British Airways-, que vai premiar um estudante com uma viagem ao Rio.
A embaixada também enviou uma carta à agência reclamando do anúncio. Se Advertisement Standard Authority considerar correto o pedido da embaixada, a propaganda poderá ser proibida.
Segundo o embaixador Rubens Barbosa, "esse tipo de propaganda estimula os estereótipos que os britânicos têm do Brasil e o turismo sexual". Phil Grifits, gerente de marketing da agência responsável pelo anúncio, disse que não houve intenção de prejudicar a imagem do Brasil e nem de estimular o turismo sexual.
A Secretaria de Turismo brasileira começou este ano uma campanha para evitar que agências usem fotos de mulheres nuas como símbolo do Brasil.
"A riqueza da herança histórica brasileira, a diversidade cultural e a beleza natural deveriam ser os focos de atenção usados não só pelo Brasil, mas por todas as organizações de turismo do mundo", diz a carta que o embaixador enviou à agência.

Texto Anterior: Consulado do Brasil vai apurar
Próximo Texto: STF julga liminar contra 'provão' hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.