São Paulo, sexta-feira, 18 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fernanda Abreu mostra 'Da Lata' em Paris

ISABEL GNACCARINI
FREE-LANCE PARA A FOLHA, EM PARIS

A cantora carioca Fernanda Abreu se apresenta hoje em Paris às 20h30, no teatro La Cigalle, por onde já passaram Carlinhos Brown e Marisa Monte. Seu último disco, "Da Lata", está sendo lançado na França pela Totém Records (a mesma que trouxe Daúde a Paris em julho passado), que o distribui também para Alemanha, Suíça, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Com cinco mil discos vendidos no Japão, Fernanda espera também "arrebentar" o mercado francês. "Este show é um desafio, mas me sinto super segura, já tenho uma boa experiência de palco", disse a cantora à Folha em Paris.
Idioma
Fernanda sabe que o português não tem a amplitude universal do inglês, mas ressalta o charme e a musicalidade das canções em português. "Acho também muito legal o que faz o MC Solar, cantando rap em francês, mas gosto de mostrar a dinâmica da gíria carioca, como estou fazendo".
O show parisiense conta com uma baixa: a tonelada de sucata e materiais metálicos do cenário original não pôde ser inteiramente transportada para a apresentação parisiense.
A equipe técnica, contudo, é a mesma da temporada brasileira.
Na entrevista que concedeu em Paris, Fernanda conta que tem ouvido muito o grupo inglês Massive Attack, o arranjador norte-americano Quincy Jones e o grupo D'Angelo.
O que fez questão de elogiar, entretanto, é a música brasileira de Carlinhos Brown e de Chico Science. Ela os inclui, ao lado de Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, em seu "movimento da lata".
Balanço
E é com esse time que ela pretende entrar em estúdio no próximo mês de novembro para gravar seu quarto disco -um balanço com novas versões de sua carreira solo. "Não será um disco ao vivo, como dita a lógica da indústria fonográfica, mas uma compilação dos meus sucessos, em nova versão, retrabalhados em estúdio", anuncia a cantora.
O disco, que deverá estar nas lojas em março de 97, terá Carlinhos Brown, Chico Science, Herbert Vianna e Ivo Meirelles, do grupo carioca Funk'n' Lata. Com eles, Fernanda quer "reler" "Rio 40 Graus" e "Katia Flavia" (de Fausto Fawcett), "Jorge de Capadócia" (Jorge Benjor) e "É Hoje" (Caetano Veloso).
Para o disco também previstas duas leituras pop de samba tradicional e xote.
Sobre a morte de seu contemporâneo Renato Russo, foi enfática: "Estamos órfãos de sua estética e de sua poesia".

Texto Anterior: Fidelidade marca concerto do I Musici
Próximo Texto: Ibama protesta contra show de Michael Jackson em cânion
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.