São Paulo, segunda-feira, 21 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esporte globalizado

CIDA SANTOS

No mundo hoje, a palavra é globalização. No esporte, não poderia ser diferente. As fronteiras entre as modalidades esportivas estão cada vez mais tênues. Mais um sinal dessa tendência foi dado na última semana pelo São Paulo.
O clube convidou o técnico José Roberto Guimarães, campeão olímpico em Barcelona com o vôlei masculino, para ser diretor-adjunto de futebol.
Novo comandante do time do Banespa, Zé Roberto recusou o convite, mas vai ser conselheiro do São Paulo.
O mais legal nessa história toda é a busca de um esporte em procurar solução em outras modalidades. O verbo vencer parece ganhar um significado cada vez mais universal. A idéia é que a trajetória para se chegar à vitória pode ser aplicada em todos os esportes e em diversas situações.
Um exemplo são as empresas. Em busca da qualidade total, elas têm procurado nas experiências esportivas soluções para otimizar o trabalho de seus funcionários. Só na última semana, Zé Roberto deu três palestras em empresas.
Entre os esportes, a troca de informações é cada vez maior. O próprio Zé Roberto conta que aplica no trabalho de defesa do vôlei alguns procedimentos usados no treinamento dos goleiros de futebol.
Ou seja: coloca um jogador no paredão, tal como um goleiro, com um grupo todo atacando, a uma distância de cerca de quatro metros. O treino serve para aprimorar também os reflexos.
Um dia desses foi Valdir de Moraes, treinador de goleiros do Palmeiras, que manifestou a Zé Roberto o desejo de assistir um treino de vôlei para troca de experiências.
Outro exemplo: o técnico Bernardinho, da seleção feminina, traduziu para suas atletas um dos livros de Michael Jordan. Uma das máximas do astro da NBA é que ele não aceita não tentar. Uma lição que as meninas do vôlei aprenderam.

Texto Anterior: Osasco consegue vaga com vitória em casa
Próximo Texto: Supercopa européia; Campeonato Italiano; Duelo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.