São Paulo, segunda-feira, 21 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chuva não atrapalha show de João Gilberto

Cantor fez sua estréia em Porto Alegre

LÉO GERCHMANN
FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O cantor João Gilberto, 65, se apresentou na noite da última sexta-feira em Porto Alegre. Foi a primeira vez que se apresentou na cidade, em seus 34 anos de carreira. O auditório Araújo Vianna estava lotado, com 3.500 pessoas.
Era proibido qualquer barulho que atrapalhasse o show. Sequer as pessoas poderiam circular pelo auditório. Muito menos fumar. Ninguém falou, fumou ou caminhou. Todas as imposições do músico foram acatadas.
O respeito do público foi recopensado por duas horas de show, no qual João Gilberto tocou 31 músicas, calmo, de terno e gravata pretos e camisa branca.
O artista encerraria a apresentação na 20ª música, às 23h25, quando se levantou do banquinho, pegou o violão e caminhou em direção ao camarim. O público aplaudia. Ainda no palco, João Gilberto parou, olhou para a platéia e retornou ao banquinho. Tocou mais 11 músicas, até as 24h05.
Quando eram 23h50, João Gilberto abriu um sorriso e perguntou: "Temos muito tempo pela frente, se eu errar não tem problema, né?". Sentindo a receptividade do artista, o público passou a pedir músicas, e ele a tocá-las.
Depois, João Gilberto despediu-se da platéia com um gesto dos mais simpáticos. Depois de flexionar o corpo em agradecimento, colocou a mão direita sobre o peito e mandou um beijo.
O espetáculo, que custou R$ 50 mil para a prefeitura de Porto Alegre, serviu como o teste de fogo do Araújo Vianna, outrora um espaço cultural a céu aberto. Hoje é um espaço amplo e arejado, com uma acústica impecável, que, coberto com uma lona branca, foi reinaugurado duas semanas atrás.
A chuva que caía era, a princípio um motivo para João Gilberto não se apresentar. Não só ele cantou, como o público experimentou a oportunidade inédita de não se molhar no Araújo Vianna em noite chuvosa.

Texto Anterior: Kirov traz nova geração de bailarinos
Próximo Texto: João Câmara inaugura sua homepage
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.