São Paulo, terça-feira, 22 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretores do Decon e Denarc são afastados

DA REPORTAGEM LOCAL

Os diretores do Decon (Departamento Estadual de Defesa do Consumidor) e do Denarc (Departamento de Narcóticos) foram afastados de seus cargos pelo secretário da Segurança Pública, José Afonso da Silva.
O secretário disse que o motivo das alterações foi o desempenho dos delegados que dirigiam os dois departamentos. "Eu estava descontente", disse.
Perguntado se havia recebido denúncias de corrupção no Decon, o secretário afirmou que "vinha recebendo denúncia, informações de irregularidades nesse e em outros departamentos da Polícia Civil, cujas chefias não conseguiam resolver o problema".
O diretor do Decon, delegado Walter Fernandes, e do Denarc (Departamento Estadual de Investigações sobre Narcóticos), delegado Fernando Vilhena, foram afastados dos cargos ontem.
"Os dois delegados que estão sendo substituídos são pessoas sérias, mas em especial no Denarc se algo era feito, era por meio de cobranças. Gostaria que o departamento não funcionasse só com denúncias vindas de fora", disse.
O secretário afirmou que o delegado-geral, Antônio Carlos de Castro Machado, foi informado sobre as mudanças na semana passada. Machado avisou Vilhena e Fernandes na última sexta-feira.
Segundo Silva, os delegados que vão dirigir os departamentos têm carta branca para alterar o que for necessário no quadro de funcionários do Decon e do Denarc.
Na tarde de ontem, o Conselho Superior da Polícia Civil se reuniu. O motivo da reunião não foi divulgado pela Delegacia Geral.
Nesta semana, deve ser alterada a direção da Divecar (Divisão de Furto e Roubo de Veículos e Cargas). "A Divecar tem merecido reflexão. Sua reestruturação sairá mais cedo ou mais tarde. Ela não está correspondendo", disse Silva.
Os substitutos
O delegado Marco Antônio Ribeiro de Campos assumirá a direção do Denarc. Até então, ele ocupava a delegacia seccional centro, que passará a ser dirigida pelo delegado Choji Miyake.
O delegado Eduardo Halage, que estava na delegacia seccional oeste, assumirá a direção do Decon. Para seu lugar na delegacia seccional foi designado Francisco Ielo.
O secretário nomeou ainda para a delegacia seccional sul o delegado Romeu Tuma Junior, filho do senador Romeu Tuma.
Por último, o delegado Ivaney Cayres de Souza deixará o 78º DP (Jardins) e irá a Divisão de Investigações Sobre Entorpecentes do Denarc. Souza, Miyake e Halage também são ligados ao senador Romeu Tuma.

Texto Anterior: PF assume as investigações
Próximo Texto: Delegados não são achados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.