São Paulo, quarta-feira, 23 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC avalia programas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso vai analisar várias alternativas em curso no país e no mundo antes de se decidir se adotará um programa de renda mínima em nível nacional.
Ontem, FHC ouviu, por cerca de 40 minutos, o relato do professor Philippe Van Parijs, da Universidade de Louvain, na Bélgica, considerado um dos maiores especialistas do mundo nesses programas.
O professor citou experiências desenvolvidas na Europa e EUA e analisou os programas que conheceu no Brasil -os de Campinas (SP) e Distrito Federal.
"O importante é evitar criar armadilhas, mas o presidente está consciente desses perigos", afirmou o professor. Ele apresentou sugestões a FHC no caso de o governo decidir pela implantação do programa.
"O primeiro passo é que o programa não pode ser focalizado num grupo exclusivo de pobres, mas ter caráter universal", disse.
Para ele, "é muito inteligente" a proposta de renda mínima associada à obrigação das crianças de comparecerem à escola: "Não só é uma coisa boa para a justiça social, mas também para o futuro econômico do país, porque a melhoria do nível de ensino viabiliza o desenvolvimento".

Texto Anterior: FHC critica 'choramingueira' por verbas
Próximo Texto: CPMF começa a ser cobrada em janeiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.