São Paulo, quarta-feira, 23 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mortalidade entre jovens surpreende

DA SUCURSAL DO RIO

Historicamente, taxa sempre diminuiu no país

O aumento da mortalidade entre jovens surpreendeu os pesquisadores, apesar de já ter ocorrido em outros países.
"Historicamente, a mortalidade no Brasil sempre diminuiu em todas as faixas de idade. Ao analisarmos os dados do censo de 91, notamos o aumento da mortalidade de homens jovens", afirmou Kaizô Beltrão, diretor da Ence.
Fenômeno semelhante ocorreu nas décadas de 50 e 60 na Inglaterra e na França. A causa do crescimento foi creditada aos acidentes de trânsito.
A partir de 1968, campanhas de melhoria de estradas e de conscientização de motoristas começaram a reverter a mortalidade de jovens ingleses e franceses.

São Paulo
Os homicídios são a principal causa de morte de jovens na cidade de São Paulo, segundo levantamento feito pela Folha e o Pro-Aim (Programa de Aprimoramento de Mortalidade no Município de São Paulo).
A análise de 26.256 atestados de óbito emitidos entre janeiro e maio deste ano mostrou que 54,4% das mortes na faixa etária entre 15 a 24 anos são causadas por assassinato.
Os homicídios respondem por 41,2% das mortes em São Paulo se for considerada a faixa entre 15 e 34 anos de idade.
Entre os jovens, os homens são o maior alvo dos crimes. 61,5% das mortes de homens de 15 a 24 anos são resultado de homicídios.
No total, 8,1% das pessoas que morrem na capital foram assassinadas.
É a terceira causa de morte na cidade, considerando-se todas as idades.
As duas primeiras são doenças coronarianas (12,1%) e doenças cerebrovasculares (8,2%). A pneumonia vem em quarto (5,1%), e a Aids, em quinto (4,5%).
A média de São Paulo de mortes por assassinato é superior à do país inteiro, que gira em torno de 3%. Uma das mais altas do Brasil é a de Rondônia -em 93, 10% das mortes foram causadas por crimes.
Uma outra forma de violência -os acidentes de trânsito- é a maior causa de morte de crianças entre 5 e 14 anos.

Texto Anterior: Líder de rebelião em prisão é assassinado
Próximo Texto: Advogado morto estava sendo ameaçado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.