São Paulo, quarta-feira, 23 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bairro fica alagado mesmo quando não chove no local

Vila União é inundada toda vez que chove na vizinha Diadema

DA REPORTAGEM LOCAL

Os moradores da Vila União, na zona sul, costumam dizer que o bairro é o "esgoto do mundo". Isso porque a região inunda mesmo em dias que não cai uma gota de chuva no bairro.
A Vila União é cortada pelo córrego Cordeiro, que nasce no município de Diadema e desemboca no rio Pinheiros, passando por sob a avenida Roque Petrônio Júnior.
"Quando chove muito lá em cima, em pouco tempo ficamos todos ilhados dentro de casa", diz a dona de casa Elvira Guedes de Oliveira, 56. "Mesmo que esteja fazendo sol aqui."
Elvira conta que até a pouco tempo o seu filho funcionava como uma espécie de alarme. "Ele trabalhava em Diadema e me ligava sempre estava chovendo forte. Assim, a gente tinha como se preparar", diz.
A bailarina Bárbara Barreto conta que, depois de uma enchente, ela começou a limpar a casa assim que a água baixou. "Duas horas depois, quando já tinha terminado de tirar a lama, começou a encher de novo. E nem estava chovendo."
21 vezes
O farmacêutico Ernesto Shiotsuki, 47, diz que neste ano já ocorreram 21 enchentes no bairro. "Foram 19 no início do ano e duas em outubro."
Shiotsuki afirma que, desde 1977, quando ele abriu a farmácia no bairro, pela primeira ocorreu uma enchente no mês de outubro. "Está cada ano pior."
No início de 1996, a água chegou a transpor a comporta de ferro instalada na porta da farmácia. "Foi um sufoco. Tivemos que tirar rapidamente os remédios das prateleiras mais baixas."
O engenheiro Ebelem José Maluf, 43, diz que as enchentes começaram quando foi feita a galeria do córrego, no início da década de 70. "O canal ficou estreito em relação ao volume de água. Além disso, existem desníveis, já que alguns trechos foram feitos por construtoras diferentes e os projetos não coincidiram."

Texto Anterior: Aposentada constrói comporta de ferro contra as inundações
Próximo Texto: Cingapura cobra taxa extra por elevador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.