São Paulo, quarta-feira, 23 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RETORNO EUROPEU

As declarações do presidente francês, Jacques Chirac, a favor da criação de um Estado palestino e da retirada das tropas de Israel do sul do Líbano e das colinas de Golã (Síria) adicionam novos elementos ao complexo quadro de disputas entre árabes e israelenses no Oriente Médio.
Com seu discurso na cidade israelense de Haifa, Chirac sinalizou o retorno da União Européia às discussões sobre o futuro da região. O presidente também teve o mérito de criticar claramente o não-cumprimento de acordos por parte de Israel. Mas, se a UE quiser ter uma atitude presente na questão palestina, deverá estabelecer, com a participação de outros representantes europeus, uma sugestão bem elaborada contra o atual impasse nas negociações.
A participação efetiva de países europeus -associada ao trabalho já desenvolvido pelos EUA, com a colaboração de Jordânia e Egito- será bem-vinda para acelerar o processo de paz na região. Mas é preciso trabalhar de forma coesa para que opiniões unilaterais não representem perigo aos avanços já conquistados.

Texto Anterior: CULPA DOS EUCALIPTOS
Próximo Texto: Um indecente silêncio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.