São Paulo, quinta-feira, 24 de outubro de 1996 |
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Cursos têm metas diferentes
AUGUSTO PINHEIRO
Na primeira, há uma ênfase no planejamento e pesquisa. Já a segunda, prioriza o lado empreendedor do profissional. "O nosso curso tem uma abordagem administrativa e mercadológica, formando empresários", afirma Gracira Cabrera, coordenadora do curso de turismo da Anhembi Morumbi. Algumas disciplinas, como administração de hotéis, só podem ser lecionadas por profissionais que atuam no mercado. Além disso, há os trabalhos interdisciplinares em que os alunos têm contato direto com o meio profissional. No último ano, os alunos avaliam uma empresa e propõem soluções para os eventuais problemas. Ainda assim, o estudante Alexandre Minconi, 25, sente falta de cursos técnicos de curta duração. "A faculdade deveria contratar profissionais para ensinar emissão (de passagens) no final de semana", diz. Já a estudante Daniele do Amaral, 20, concorda com a linha adotada pelo curso: "A preocupação da faculdade é formar um administrador. A parte operacional você aprende no dia-a-dia." A coordenadora do curso de turismo da ECA, Olga Tulik, considera a pesquisa o ponto forte do currículo. "Os alunos têm possibilidades de conseguir bolsas pela Fapesp e CNPq. E todos os professores estimulam essa parte de produção dentro de suas áreas", diz. Na disciplina planejamento e organização de turismo, os alunos fazem planejamento turístico para um município do Estado de São Paulo. Podem ainda trabalhar com parques e museus. O estudante Alexandre Prado, 25, acha "ótima" a ênfase na pesquisa. "As outras faculdades só se preocupam com o mercado", afirma. Texto Anterior: Geisel foi ditador da abertura democrática Próximo Texto: Mercado de trabalho Índice |
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