São Paulo, quinta-feira, 24 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cursos têm metas diferentes

AUGUSTO PINHEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os cursos de turismo da ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP e da Faculdade Anhembi Morumbi têm propostas diferentes.
Na primeira, há uma ênfase no planejamento e pesquisa. Já a segunda, prioriza o lado empreendedor do profissional.
"O nosso curso tem uma abordagem administrativa e mercadológica, formando empresários", afirma Gracira Cabrera, coordenadora do curso de turismo da Anhembi Morumbi.
Algumas disciplinas, como administração de hotéis, só podem ser lecionadas por profissionais que atuam no mercado. Além disso, há os trabalhos interdisciplinares em que os alunos têm contato direto com o meio profissional.
No último ano, os alunos avaliam uma empresa e propõem soluções para os eventuais problemas.
Ainda assim, o estudante Alexandre Minconi, 25, sente falta de cursos técnicos de curta duração. "A faculdade deveria contratar profissionais para ensinar emissão (de passagens) no final de semana", diz.
Já a estudante Daniele do Amaral, 20, concorda com a linha adotada pelo curso: "A preocupação da faculdade é formar um administrador. A parte operacional você aprende no dia-a-dia."
A coordenadora do curso de turismo da ECA, Olga Tulik, considera a pesquisa o ponto forte do currículo.
"Os alunos têm possibilidades de conseguir bolsas pela Fapesp e CNPq. E todos os professores estimulam essa parte de produção dentro de suas áreas", diz.
Na disciplina planejamento e organização de turismo, os alunos fazem planejamento turístico para um município do Estado de São Paulo. Podem ainda trabalhar com parques e museus.
O estudante Alexandre Prado, 25, acha "ótima" a ênfase na pesquisa.
"As outras faculdades só se preocupam com o mercado", afirma.

Texto Anterior: Geisel foi ditador da abertura democrática
Próximo Texto: Mercado de trabalho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.