São Paulo, quinta-feira, 24 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Globalização é tema cotado

CRISTIANE YAZAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

Atenção candidatos ao vestibular da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), abaixo os temas indicados para a prova, segundo Antônio Mendes Almeida Júnior, vice-coordenador do curso de graduação da FGV:
* Globalização da economia
* Revolução da informática
* Centenário da morte do compositor Carlos Gomes
* Atual situação política da Rússia
* Conflitos no Iraque
"Esses são assuntos contemporâneos que estão presentes nos jornais e que o vestibulando tem a obrigação de saber. São apenas alguns exemplos no meio de tantos outros."
A globalização tanto pode ser tema de redação como ser abordada na prova de geografia.
"Quais são as consequências da globalização na economia brasileira, por exemplo, pode ser uma questão", diz o professor.
O centenário da morte do compositor Carlos Gomes pode aparecer em história. A prova dessa disciplina costuma relacionar seus tópicos com assuntos de música e literatura.
"Carlos Gomes e a eleição de Ieltsin estiveram muito presentes na mídia. Um aluno que pretende ingressar na faculdade deve estar atento a todos os fatos."
Outra possível questão pediria ao aluno para discutir o papel do Iraque como o fornecedor mundial de petróleo.
"Quando Saddam Hussein invadiu o Kuait, os EUA reagiram. Na guerra da Bósnia ninguém fez nada. A FGV quer ver se o aluno é capaz de fazer relações. Esse é o aluno que nos interessa."
A revolução da informática é um outro provável tema de redação. Motivos não faltam para incluir o assunto na lista de temas.
"Quem não sabe se virar no computador, está atrasado. Tudo gira em torno dele, não há como ficar de fora."
(CY)

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: "Mondo Cane"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.