São Paulo, quinta-feira, 24 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ventos diminuem, e bombeiros esperam controlar fogo nos EUA

Governador da Califórnia declara estado de emergência

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Os bombeiros que combatem os quatro incêndios que há três dias vêm destruindo casas e árvores no sul da Califórnia, Costa Oeste dos EUA, manifestam esperança de que possam dominá-los hoje.
Os fortes ventos que estavam espalhando o fogo por áreas ressecadas diminuíram de intensidade.
Há 3.655 bombeiros e centenas de fuzileiros navais em ação na área. Pelo menos 114 casas foram destruídas, e centenas estão ameaçadas. Um bombeiro encontrava-se em estado crítico ontem à noite, e há outros nove feridos.
O governador da Califórnia, Pete Wilson, declarou estado de emergência em três condados, inclusive o de Los Angeles, e pediu ajuda financeira ao governo federal.
Algumas das áreas atingidas pelo fogo são comunidades de artistas de cinema. Loretta Swit, da série de TV "M.A.S.H.", foi uma das pessoas que deixaram suas casas em Malibu ontem. Shirley McLaine passou a maior parte do dia de anteontem ajudando bombeiros a manter as chamas longe de casa.
Em outubro de 1993, a região foi vítima de incêndios que duraram 12 dias, destruíram 1.300 prédios, mataram três pessoas e causaram prejuízos de US$ 1 bilhão.
A cidade mais atingida em 1993 foi Malibu. Neste ano, foi Carlsbad, ao norte de San Diego.
A polícia ainda não apurou a causa dos incêndios. Em 1993, um rapaz de 17 anos que brincava com fósforos num parque e um mendigo que fez uma fogueira para se aquecer em outro foram acusados de terem provocado os incêndios.

Texto Anterior: Acidente mata 5 no Reino Unido
Próximo Texto: Avião cai em cidade e mata 23 no Equador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.