São Paulo, quinta-feira, 24 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Elizabeth 2ª anuncia visita de FHC

LUCIA MARTINS
DE LONDRES

A rainha Elizabeth 2ª anunciou ontem a visita oficial do presidente Fernando Henrique Cardoso ao Reino Unido, que deverá ocorrer em dezembro de 1997.
O último presidente brasileiro que fez uma visita oficial ao país -com direito a hospedagem no Palácio de Buckingham, almoços e passeios com a rainha- foi Ernesto Geisel, em 1976.
FHC pode ir antes ao país. Ele foi convidado para ser o principal conferencista de um congresso sobre a América Latina, em janeiro, mas a viagem ainda não foi confirmada pelo Palácio do Planalto.
A visita oficial é o principal trunfo do governo brasileiro para tentar estreitar as relações Brasil-Reino Unido e aumentar os investimentos britânicos em empresas brasileiras.
Durante a visita, Fernando Henrique deverá receber o título de doutor "honoris causa" em ciências da Faculdade de Economia da London School of Economics and Political Science, uma das mais respeitadas do país.
Projetos
A rainha anunciou a viagem de FHC durante o discurso oficial que ocorre duas vezes por ano.
Ela enumerou os 13 projetos que o governo conservador de John Major pretende colocar em prática até as eleições (em maio do ano que vem). A maioria se concentra em mudanças nas leis para combater a violência.
Há aumentos de penas para ladrões e traficantes de drogas, proibição de posse e porte de todas as armas de fogo com calibre acima de 22 e a criação de um esquadrão especial na polícia para combater o crime organizado.
Um ponto de grande destaque serão as mudanças em educação. O governo pretende ampliar os poderes dos professores para punir alunos indisciplinados e aumentar a rigidez nos critérios de aceitação de alunos pelas escolas.
Cerca de quatro horas após o discurso, o premiê foi pressionado pela oposição durante debate no Parlamento e decidiu adicionar dois projetos aos 13 pontos de seu plano de governo anunciado pela rainha.
Um deles prevê leis mais rígidas para quem cometer agressões sexuais contra crianças. Pede que, mesmo após cumprir pena, os pedófilos sejam obrigados a manter endereço na polícia.
O 15º projeto vai transformar os "stalkers" (pessoas que assediam mulheres bonitas ou famosas) em criminosos. Perseguir alguém mais de uma vez será considerado crime e poderá ser punido com penas de prisão.

Texto Anterior: Israel lembra morte de Rabin
Próximo Texto: Curdos chegam a um acordo de cessar-fogo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.