São Paulo, sexta-feira, 25 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Montagem de 'O Guarani' estréia em Sófia

JOÃO BATISTA NATALI
ENVIADO ESPECIAL A SÓFIA

Paralelamente a concertos e montagens esparsas com que se comemoram neste ano, no Brasil, o centenário da morte de Antônio Carlos Gomes (1836-1896), a Ópera Nacional de Sófia (Bulgária) estréia hoje "O Guarani".
O espetáculo terá a direção musical do maestro brasileiro Júlio Medaglia e a cenografia do também brasileiro Cyro Del Nero.
O elenco, búlgaro, traz como destaques as sopranos Krasimira Stoianova e Zvetelina Maldjanska, que se revezam como Cecília, e os tenores Konstantin Andreeff e Rumenh Doikoff (Peri). A direção cênica é de Plamen Kartaloff.
Uma outra montagem de "O Guarani" está sendo encenada em Washington, sob a regência de John Neschling.
O espetáculo na Bulgária é co-patrocinado pelo BFII (Banco Financeiro e Industrial de Investimento) mais Banco Sudameris Brasil, que o gravará em vídeo e distribuirá a seus clientes.
Segundo a São Paulo Imagem Data, empresa de marketing encarregada pelo Sudameris de o representar na produção, a Ópera Nacional de Sófia incorporará "O Guarani" a seu repertório e pretende excursionar com ele pelo Japão, Europa e Estados Unidos.
Baseada no romance homônimo de José de Alencar, publicado em 1857, "O Guarani" teve libreto escrito pelos italianos Antonio Scalvini e Carlo d'Ormeville.
A ópera estreou em 1870 no teatro Scala, de Milão. Até 1878, ela foi encenada 231 vezes em 18 diferentes cidades. O sucesso reforçou a reputação de Carlos Gomes como um dos grandes compositores "italianos" de sua época.
"O Guarani" sempre foi criticado por ser uma caricaturização italianizada de uma versão já caricatural do índio brasileiro.
A cenografia da montagem de Sófia toma o partido da abrasileiração. O palco giratório, com painéis de sete metros de altura, está rodeado por bananeiras.

O jornalista João Batista Natali viajou à Bulgária a convite do Banco Sudameris

Texto Anterior: MPB na Internet
Próximo Texto: 'Selva' é salada de Brecht e Tarantino
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.