São Paulo, sábado, 26 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Igreja protesta contra 'Sleepers'

CLÁUDIA TREVISAN
DE NOVA YORK

"Sleepers", um dos filmes mais polêmicos em cartaz nos EUA, conta a história de quatro adolescentes que são mandados para um reformatório, onde são violentados por guardas da instituição.
Quando adultos, dois deles matam um dos de seus violentadores para se vingar dos horrores que sofreram no reformatório.
Outro integrante do grupo, interpretado por Brad Pitt, decide usar sua posição de promotor público para manipular provas e impedir que os antigos colegas sejam mandados para a prisão.
Para isso, ele conta com a ajuda de um padre (Robert De Niro), que mente para favorecer os acusados.
Fatos reais
O grande problema é que tanto o filme quanto o livro no qual ele se inspira foram apresentados como sendo baseados em fatos reais.
Previsivelmente, essa versão provocou uma série de protestos da Igreja Católica e da promotoria distrital de Nova York, onde se passa a história.
Nenhuma das instituições gostou de ver nas telas um padre que comete perjúrio e um promotor que adota posturas ilegais para favorecer seus amigos. E isso apresentado como fato e não ficção.
O autor de "Sleepers", Lorenzo Carcaterra, sustenta que o livro conta a sua própria história, como um dos adolescentes mandados para o reformatório. O livro é classificado pela editora Ballantine Books como "não-ficção".
A veracidade do livro (e do filme) foi questionada principalmente pela igreja Sagrado Coração de Jesus, que Lorenzo Carcaterra frequentou quando criança.
A instituição conseguiu que a Warner Bros. retirasse todas as referências a seu nome que estavam no script original. Na versão final, a igreja passou a ser chamada de Anjos Sagrados.
O presidente da Liga Católica para Religião e Direitos Civis, William Donohue, deu várias entrevistas criticando o filme.
A promotoria distrital de Nova York também se apressou em dizer que não tem em seus arquivos registro de qualquer caso semelhante ao narrado em "Sleepers".
A polêmica não afastou o público do filme -pelo contrário. No fim-de-semana passado, o primeiro depois da estréia, "Sleepers" teve a maior bilheteria de Nova York, com US$ 12 milhões.
"Sleepers" conta com um elenco de estrelas. Ao lado de De Niro e Brad Pitt estão Dustin Hoffman e Kevin Bacon.

Texto Anterior: Igreja protesta contra 'Sleepers'
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.