São Paulo, sábado, 26 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Motim mais violento foi em 92

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O motim racial mais violento desta década nos EUA ocorreu em abril de 1992, em Los Angeles, Costa Oeste do país, e também teve origem num incidente de trânsito.
Em 3 de março de 1991, o negro Rodney King foi espancado por quatro policiais brancos após ter se recusado a parar quando ordenado por eles e sido perseguido.
Um cinegrafista amador registrou 81 segundos do espancamento. King recebeu 56 bastonadas e chutes dos policiais.
Em abril de 1993, os quatro foram absolvidos das acusações de uso excessivo de força no cumprimento do trabalho policial por um júri predominantemente branco.
Logo após a divulgação do veredicto, no início da noite, protestos começaram a ser realizados por negros em várias partes da cidade. Eles degeneraram em saques e violências que duraram dois dias.
Ao final, 58 pessoas haviam morrido e mais de quatro mil ficado feridas. Os prejuízos foram estimados em US$ 1 bilhão.
O então presidente George Bush prometeu que os policiais seriam processados pela Justiça Federal por violação dos direitos civis de King. O segundo julgamento, em abril de 1993, resultou na condenação de dois dos réus a quatro anos de cadeia cada.
Em abril de 1994, King ganhou o processo civil que movera contra a Prefeitura de Los Angeles. O operário da construção civil, que estava desempregado quando ocorreu o espancamento, foi indenizado em US$ 3,8 milhões.
(CELS)

Texto Anterior: Polícia mata negro e causa choque racial
Próximo Texto: Hillary Clinton violou a ética como advogada, acusa grupo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.