São Paulo, sábado, 26 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaticano ataca baixa natalidade na Europa

Igreja critica a UE

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Atacando simultaneamente a sociedade de consumo e os métodos anticoncepcionais, o Vaticano criticou ontem o "inverno demográfico" da Europa e pediu que os habitantes do continente tenham mais filhos.
O Conselho Pontifício para a Família, ligado à sede da Igreja Católica, disse que o fato de a sociedade valorizar muito o trabalho feminino desvaloriza a maternidade e que o custo da educação e a "sexualidade estéril" fazem com que a população cresça pouco -ou diminua, em algumas regiões.
O relatório, parte de uma campanha pela valorização da família, compara a crise ao naufrágio do Titanic. "Quem estava a bordo continuava pedindo champanhe enquanto o navio afundava."
As propostas do Vaticano para o problema coincidem com as bases do "welfare state" (Estado de bem-estar social), que vem sofrendo cortes nos últimos anos na Europa: reformas nos impostos e diminuição de subsídios familiares e pensões. O Conselho atacou a União Européia por patrocinar o controle da natalidade.

Texto Anterior: Mandela e bispo Tutu se desentendem sobre anistia
Próximo Texto: Zaire registra violentos choques entre soldados e rebeldes tutsis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.