São Paulo, domingo, 27 de outubro de 1996
Próximo Texto | Índice

Vitória do grito; Morubixada baiano; Por gravidade; Dupla favorita; Um a menos; Estranho no ninho; Munição malufista; Caminho obrigatório; Interesse público; Juntando os cacos; Ecoveto; Amarelando; Nos mínimos detalhes; Equipamento novo; Arrumando a casa; Paraíso dos advogados; Política da ambulância; Voz conservadora

Vitória do grito
Na conta do Planalto, ACM já dispõe de maioria para se eleger presidente do Senado. FHC vai trabalhar a favor do baiano, apesar de não julgá-lo a opção ideal. Será costurado um "acordão" para evitar disputa em plenário.

Morubixada baiano
Para FHC, o atual clima beligerante no Senado poderia atingir fatalmente a reeleição. ACM mandou o recado. Foi ouvido.

Por gravidade
O Planalto convencerá o PMDB que é bom trocar uma eleição duvidosa, no Senado, por outra segura, na Câmara. Sarney concorda totalmente.

Dupla favorita
O PSDB não se opõe a ACM no Senado. E fecha com Michel Temer (PMDB) para a Câmara. Oficialmente, "o partido aguarda a palavra de FHC para decidir o que é melhor", diz um tucano.

Um a menos
No jogo da reeleição, uma boa notícia para FHC: Sarney (PMDB-AP) já decidiu que disputa o Senado de novo em 98.

Estranho no ninho
Na contramão da bancada baiana, Luís Eduardo Magalhães é contra a desincompatibilização. Vai votar para que FHC dispute a reeleição na Presidência.

Munição malufista
De Valdemar Costa Neto (SP), indicado pelo PL para a comissão da reeleição: "É, no mínimo, falta de vergonha na cara o presidente querer aprovar uma lei em benefício próprio".

Caminho obrigatório
Michel Temer (PMDB) diz que negociará com o baixo clero da Câmara do mesmo jeito que Inocêncio Oliveira (PFL) ou Wilson Campos (PSDB), também candidatos à presidência da Casa.

Interesse público
Michel Temer atenderia a três grandes desejos do baixo clero da Câmara: aumentar a verba dos gabinetes (hoje é de R$ 10 mil/mês), criar uma TV a cabo e construir um anexo para os gabinetes dos "sem-banheiro".

Juntando os cacos
Serjão almoça com Inocêncio na terça. Para selar a paz com o líder do PFL, ameaçada pelos ataques do ministro a Maluf.

Ecoveto
Em uma eventual reforma ministerial, governadores da Amazônia vetam o nome de Fábio Feldmann para o Meio Ambiente. Acham o secretário paulista muito xiita. FHC já foi avisado.

Amarelando
O Planalto avalia a conveniência de FHC ir a Angola no fim de novembro visitar as tropas brasileiras. Por temor da malária, endêmica naquele país, que já derrubou soldados e funcionários da embaixada em Luanda.

Nos mínimos detalhes
Nelson Mandela pediu ao Itamaraty informações sobre a vida de FHC como exilado político. O brasileiro visitará a África do Sul na última semana de novembro.

Equipamento novo
O Programa Nacional de Aids vai adquirir 30 citômetros pelo sistema de leasing, que facilita a atualização dos equipamentos. Os aparelhos contam as células de defesa do organismo. Cada Estado deverá receber um.

Arrumando a casa
Até dezembro, a pasta da Saúde terá 40 mil kits para testar a quantidade de vírus HIV no organismo. O exame é vital para definir quando se deve iniciar o tratamento com inibidores, a ser feito pela rede pública.

Paraíso dos advogados
O STF colocará na Internet todos os seus acórdãos desde 1950. A partir de dezembro, começam a ser digitadas 234.639 decisões do tribunal. O endereço eletrônico é http://www.stf.gov.br.

Política da ambulância
Alguns pepebistas que disputam o 2º turno das eleições se dizem gratos pelo apoio material que estariam recebendo de Maluf, que se sente tranquilo quanto ao resultado em São Paulo.

Voz conservadora
Propostas do movimento antiviolência Reage SP à Secretaria da Segurança Pública: acabar com programa que afasta temporariamente PMs que matam civis e colocar policiais com cães vigiando as unidades da Febem.

TIROTEIO
De Paulo Bernardo (PT-PR), sobre a emenda da reeleição:
- É melhor reforçar o Tesouro. O Sarney quase quebrou o Brasil para aprovar um ano a mais. Imagine para quatro.

Próximo Texto: Duelo original
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.