São Paulo, domingo, 27 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crianças de oito anos já controlam peso

LUCIA MARTINS
DE LONDRES

A grande maioria (cerca de 90%) dos casos de anorexia no Reino Unido afeta mulheres com idades entre 15 e 25 anos.
Esse é o resultado de uma pesquisa feita por Andrew Hill, professor de ciência do comportamento da Divisão de Psiquiatria e Ciência do Comportamento da Escola de Medicina da Universidade de Leeds (Inglaterra).
Hill calcula que entre 1% e 2% das mulheres entre 15 e 25 anos têm algum tipo crônico de problema de alimentação. O índice sobe para 8% se o problema está apenas no início.
No Reino Unido, 90% dos casos registrados de anorexia são de fundo psicológico. Cerca de 5.000 mulheres por ano no país.
"Cada vez mais a busca por um corpo teoricamente ideal faz com que as mulheres comecem a fazer dieta mais cedo", diz Hill.
O professor estudou, durante os últimos 10 anos, o comportamento de adolescentes e crianças. Pelo menos três estudos têm resultados conclusivos.
Em 1992, ele comparou o comportamento de meninas de 9 a 14 anos em uma escola no norte da Inglaterra. Ele notou que, mesmo em crianças de 9 anos, havia uma preocupação com a aparência.
Mais de 50% estavam apenas 10% acima de seu peso padrão de meninas de 9 anos. Uma conclusão curiosa é que a motivação de as meninas fazerem dieta, na maioria dos casos, tinha pouco a ver com a atual forma física delas. O principal objetivo era tentar alcançar um corpo ideal.
Em um segundo estudo, de 1994, feito com 400 crianças de 9 anos (meninos e meninas), 41% das meninas afirmaram querer ser mais magras e estar controlando o peso. Mas só 18% dos meninos responderam o mesmo.
Com as duas pesquisas, Hill concluiu que a ligação entre a satisfação com o corpo e o início de uma preocupação em fazer dieta já era presente nas crianças de 9 anos.
Por isso, em uma pesquisa feita este ano, o professor decidiu estudar 176 meninas de 8 anos.
O resultado é que, de novo, as crianças analisadas já tinham consciência total da forma de seu corpo, notavam os padrões de beleza e controlavam a alimentação.
O resultado do estudo afirma que até os brinquedos das meninas de hoje refletem a grande preocupação com a aparência.
"Originalmente feita para adolescentes nos anos 60, a boneca Barbie, loira e extremamente magra, é destinada hoje a meninas de 6, 7 e 8 anos" diz o texto de Hill.
"A pressão para que você seja magra a qualquer custo -seja passando fome ou entrando na 'faca'- é cada vez maior, mesmo para as crianças. Há um grande número de mães que obriga as filhas a fazer regime", afirma Hill.

Texto Anterior: Marca coreana foi pioneira
Próximo Texto: Jeito doente causa fim de contrato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.